segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

MAIOR FUNDO RENTISTA DO PLANETA(BLACK ROCK) É DONO DA REVISTA “THE LANCET”: CIÊNCIA OU BOLETIM OFICIOSO DOS INTERESSES ECONÔMICOS DA BIG PHARMA?

A revista Lancet é uma das mais antigas publicadas sobre medicina no mundo. Foi fundado em 1823 e, sem dúvida, é uma daquelas referências que alguns especialistas chamam de “prestigiada”, embora nunca a tenham lido. Seu editor-chefe é Richard Horton, que aparece na foto do artigo. Em 2020, a Horton publicou um livro intitulado “The Covid-19 Catastrophe” , que agora está em sua segunda edição. Em sua obra, ele culpa os governos ocidentais pela crise e pelas mortes, uma tese com a qual não pode concordar mais...

Também anuncia o advento de uma espécie de "cientificismo", que ele chama de "biocracia" ou governo das ciências biológicas, que lembra bastante o complexo industrial militar referido por Eisenhower em 1960. Outras vezes foi chamado de “tecnocracia científica”, termo que evoca a banalização da política burguesa  pós-moderna, terreno fértil para a mediocridade.

Segundo Horton, uma espécie de novo "contrato social" foi firmado entre governos neoliberais e cientistas que vivem em permanente estado de emergência. Os governos não podiam se sustentar sem dar um sopro "técnico" à sua gestão cotidiana que, muitas vezes, serve para encobrir a corrupção, pois segundo uma opinião difundida a corrupção é algo inerente apenas aos políticos, não aos médicos, ou aos acadêmicos.

É assim que muitos golpes foram justificados: para acabar com a corrupção e substituir os políticos por especialistas. Mas, como diz Horton, os cientistas são tão corruptos quanto os políticos. Em outros artigos já foi exposto que as publicações científicas estão envolvidas nas montagens políticas e econômicas da pandemia.

Horton sabe disso muito bem porque em maio de 2020 sua revista (junto com outras publicações) orquestrou uma montagem fraudulenta contra a hidroxicloroquina(remédio comprovadamente eficaz contra a Covid)e então ele pessoalmente tentou lavar as mãos, culpando os autores do artigo pela fraude que foi descoberta.

Nem é preciso dizer, mas talvez agora sim, que outra visão de Horton também parece inteiramente correta: "A transferência de poder político para a ciência pode ser uma subversão perigosa dos últimos vestígios de nossos valores democráticos."

Se a ciência do mercado capitalista não é o que muitos acreditam, as revistas científicas, que às vezes se identificam com esta suposta ciência não o são. Assim como as redes de televisão, as revistas também são marcas registradas de grandes empresas privadas. Os órgãos da mídia corporativa são governados pelos mesmos princípios. Não importa se falam de política, carro, fofoca ou ciência.

The Lancet é uma marca comercial da Elsevier, uma gigante do monopólio editorial que se fundiu com a Reed International e mudou seu nome para Relx. Possui em seu portfólio comercial outras revistas científicas, como Cell. Sua capitalização de mercado é de US$ 170 bilhões e obtém US$ 2 bilhões de lucro por ano.  Seu tamanho a coloca entre os cinco maiores grupos de produção de conteúdo do mundo, não muito atrás da Netflix e da Disney e à frente da Sony.

A ciência é um grande negócio e as revistas também.  Muitas universidades, laboratórios e cientistas não podem pagar o alto preço das assinaturas para acessar os artigos de pesquisa, que de outra forma quase sempre são financiados publicamente.

Desde 2018, dois novos parceiros fazem parte do conselho de diretores da Relx: os fundos do  rentismo abutre BlackRock e Artisan Partners. O primeiro é o maior acionista da Relx, com mais de 10% do capital. É também o segundo maior acionista das empresas farmacêuticas Pfizer, Johnson & Johnson e Merck MSD, atrás apenas da Vanguard, outro abutre gigante.

Deve ficar claro por que as revistas científicas publicam certos artigos e não publicam outros, além de orquestram montagens fraudulentas para melhorar os lucros das grandes empresas farmacêuticas: as mesmas que indicam o diretor editorial da Relx, também indicam o diretor da Pfizer!