segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

FORA O IMPERIALISMO DA SÍRIA! EXÉRCITO NACIONAL SÍRIO BLOQUEIA PASSAGEM DE FORÇAS AGRESSORAS DOS EUA

Um comboio militar norte-americano que estava de passagem na província síria de Al-Hasakah foi forçado a recuar após ser enfrentado por forças da Síria, escreve mídia. Tropas do governo da Síria interceptaram na noite de sábado (8) um comboio militar dos EUA na província de Al-Hasakah, no nordeste do país, relata a agência síria SANA. O evento aconteceu no povoado de Tal Tamer, onde quatro veículos militares dos EUA teriam sido confrontados tentando entrar na aldeia de Qubur al-Gharajneh, a norte. No entanto, um posto de controle do Exército da Síria obrigou as forças militares norte-americanas a abandonar a área, de acordo com a SANA. Damasco já criticou várias vezes a presença americana em solo sírio, apontando que Washington nunca recebeu permissão da ONU ou do governo sírio para enviar suas forças militares para o país. Em 2022 Biden acentuará a política de aliança de Trump com o sionismo, ou seja, de manter um contingente de soldados das forças especiais dos EUA na região para servir como reforço de segurança em operações de pilhagem terrorista de grupos islâmicos nos campos de petróleo e gás da Síria. Fora o imperialismo ianque da Síria e de todo o Oriente Médio!

Na quinta-feira (6) reforços militares dos EUA cruzaram as fronteiras do Iraque em direção às áreas no nordeste da Síria. Segundo a agência turca Anadolu, o comboio militar incluía 30 caminhões "carregando veículos blindados, tanques e tratores de esteiras", além de munições, e eram escoltados por milícias curdas e dois helicópteros dos EUA.

Washington tem deixado destacadas forças nas regiões de leste e nordeste da Síria, ricas em petróleo e terra arável, algo que o Pentágono afirma ser necessário para evitar que os recursos caiam nas mãos dos terroristas. No entanto, Damasco apenas reconhece como legal a presença militar da Rússia na Síria, e tem relatado pilhagem do petróleo e trigo do país pelos EUA nos últimos anos.