segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

PANDEMIA DA MISÉRIA: MORADORES DE RUA AUMENTAM MAIS DE 30% EM SÃO PAULO... EXPROPRIAR A BURGUESIA PARA DERROTAR A “VIRALIZAÇÃO” DA FOME E DESEMPREGO!

O Censo da população de rua em São Paulo registrou o inegável aumento do número de pessoas vivendo nas ruas da cidade. Segundo o Censo, tem mais gente vivendo na rua da cidade: são quase 32 mil pessoas. Em dois anos, essa população cresceu 31%. Isso contando também quem pernoita em abrigos. Levando em consideração apenas os que ficam o tempo todo na rua, o aumento registrado pelo Censo é ainda maior: 54%. O novo Censo também mostra que 18 em cada 100 pessoas vivem há menos de um ano nas ruas. Os bilionários, os chamados barões do grande capital, ficaram ainda mais ricos durante a pandemia de Coronavírus. Os capitalistas ligados ao rentismo do cassino financeiro, aos grandes laboratórios farmacêuticos, ao setor armamentista e de novas tecnologias de comércio-informação foram os mais beneficiados no período. Ao mesmo tempo, o surto fabricado de covid-19 acentua drasticamente as desigualdades sociais e aumenta a pobreza no mundo capitalista, seja nas metrópoles ou nas semicolônias.

O primeiro levantamento foi feito em 2000. Na época, em cada 10 mil paulistanos, 8 viviam na rua. Em pouco mais de duas décadas, a proporção saltou para 26. A pandemia e os choques econômicos que provocou, bem como o agravamento da crise capitalista, levaram dezenas de milhões de pessoas à fome, indicam os autores do documento. Deve-se acrescentar que os preços mundiais dos alimentos também dispararam 40%, o maior aumento em mais de dez anos, por conta do Grande Reset da economia capitalista promovido pela Governança Global do Capital Financeiro.

Enquanto a pandemia da fome deixou de existir, pelo menos para a esquerda reformista e seus “patrões” do Fórum de Davos, a pandemia da Covid vai se tornando um negócio muito lucrativo para as corporações imperialistas.