sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

SERVIÇAL DA CASA BRANCA: GOVERNO PSOE-PODEMOS ENVIA TROPAS MILITARES PARA A UCRÂNIA EM APOIO A OFENSIVA DA OTAN CONTRA RÚSSIA

O governo da centro-esquerda burguesa formado pelo Partido Socialista da Espanha (PSOE) e o Podemos enviou navios de guerra e caças para se juntar às ameaças provocaticas da OTAN contra a Rússia na Europa Oriental. Na semana passada, a ministra da Defesa Margarita Robles anunciou que Madrid estava enviando uma das fragatas mais modernas da marinha espanhola, a Blas de Lezo , para a frota permanente da OTAN, para operar no Mediterrâneo ocidental e no Mar Negro contra a Rússia. Essa conduta deve ser denunciada e rechaçada pelo proletariado espanhol e mundial!

A Espanha também enviará o BAM Meteoro para se juntar ao Standing NATO Mine Countermeasures Group 2, que liderará por seis meses. O papel do grupo é fornecer à OTAN capacidade de resposta operacional imediata contra Moscou. Um caça-minas já está a caminho e uma fragata partirá dentro de três ou quatro dias, disse Robles a repórteres. O governo de Madri também está considerando enviar jatos de combate para a Bulgária, disse ela. Robles disse que ofereceu à Otan o envio de caças para a Bulgária, além dos 360 soldados já destacados na Lituânia e seis caças Eurofighter na Romênia. Além disso, ela lembrou que há seis anos a Espanha tem mais de 300 soldados na Letônia. Ela ameaçou Moscou: “A Rússia não pode dizer a nenhum país o que pode fazer, e a OTAN defenderá qualquer país em que a Rússia queira entrar”.

Esta é uma exposição da falência do partido Podemos. Vinte anos atrás, essa nova esquerda burguesa emergiu subordinou o movimento de massas contra a guerra do Iraque ao PSOE. O PSOE então se juntou às guerras da OTAN no Afeganistão e na Líbia enquanto enviava tropas para o Líbano e para a costa da Somália. Agora ao lado do Podemos no governo, está liderando a participação da Espanha nas ameaças de guerra da OTAN contra a Rússia.

Consciente da crescente oposição da classe trabalhadora, o Podemos se posiciona cinicamente como crítico das ações militaristas empreendidas pelo governo do qual faz parte. Para encobrir seu alinhamento com o movimento de guerra da OTAN, ele faz apelos para que a UE desenvolva sua própria política externa, alegando que está muito subordinada à aliança da OTAN liderada pelos EUA. 

Na semana passada, o Podemos divulgou um comunicado “rejeitando” o envio de tropas espanholas para o Leste Europeu. O Podemos defendeu a “détente” e a “autonomia estratégica” para defender os próprios interesses da Europa, alegando que a extensão da OTAN para a Ucrânia e a Geórgia “se deve exclusivamente aos interesses dos EUA e coloca a paz em risco”. A Ministra da Igualdade, membro do Podemos, Irene Montero, afirmou no dia seguinte que a Espanha é “o país do não à guerra” e pediu “diálogo e diplomacia”.

No sábado, o ex-líder do Podemos e vice-primeiro-ministro Pablo Iglesias afirmou em um comício de campanha que a Europa não tem “o menor interesse” em um confronto militar em solo europeu com um país que possui armas nucleares. Ele acrescentou que a OTAN é “uma aliança militar para proteger os interesses dos Estados Unidos”. 

As declarações do Podemos são completamente vazias e demagócicas. A implantação da fragata Blas de Lezo foi aprovada em uma reunião do governo em 21 de dezembro. Os ministros do Podemos não levantaram nenhuma oposição. A implantação da Fragata simplesmente avançou três semanas a partir do momento em que deveria ser implantada.

Antes de entrar no governo com o PSOE, o Podemos recrutou membros importantes do exército, incluindo o ex-general da Força Aérea e chefe do Estado-Maior da Defesa Julio Rodríguez, o homem que liderou a participação do exército espanhol nas guerras neocoloniais lideradas pelos EUA no Afeganistão e no Iraque e que desempenhou um papel importante na guerra da OTAN na Líbia em 2011. Rodríguez é agora um dos principais membros do Podemos.

Uma vez no governo, o Podemos alinhou-se cada vez mais com as guerras da OTAN no Oriente Médio no Afeganistão e na Líbia, prometeu manter as quatro bases militares dos EUA na Espanha e apoiou o aumento das vendas de armas da Espanha para um recorde de 22,5 bilhões de euros, incluindo Arábia Saudita em sua sangrenta guerra contra o Iêmen. Em outubro passado, participou do Dia da Hispanidade militarista-chauvinista em 12 de outubro. Também votou a favor do último orçamento militar, que aumentou 9,4% no ano passado, superando seu recorde anterior de € 19,7 bilhões em 2020 para € 21,6 bilhões em 2021.

A defesa do Podemos da “autonomia estratégica” europeia não é uma posição anti-imperialista. Em vez disso, falando por facções da classe dominante europeia, seu apoio significa militarização em massa da Alemanha, França e outros estados europeus para travar guerras na África, Oriente Médio e Europa Oriental independentemente dos EUA. Em resumo, o PSOE e Podemos são verdadeiros serviçais da Casa Branca ao apoiar ofensiva militar da OTAN contra a Rússia, devem ser desmascarados pelos revolucionários, assim como Lula que monstra o governo PSOE-Podemos como um exemplo para a Frente Popular no Brasil.