sábado, 7 de maio de 2022

CONFIRMADA DENUNCIA DO BLOG DA LBI: EUA FORNECERAM INTELIGÊNCIA À UCRÂNIA PARA ATAQUE AO CRUZADOR RUSSO MOSKVA

Os Estados Unidos forneceram informações de seus serviços de inteligência à Ucrânia para o ataque contra o cruzador de mísseis Moskva, em abril. A informação foi veiculada na quinta-feria (5) pela mídia norte-americana. Conforme publicou o jornal The New York Times na quinta-feira (5), dois oficiais importantes norte-americanos disseram que os EUA confirmaram informações de inteligência obtidas pela Ucrânia nos planos para o ataque contra o navio de guerra russo.

LEIA TAMBÉM: OTAN AFUNDOU CRUZADOR RUSSO MOSKVA: PUTIN ADVERTE ALIANÇA MILITAR IMPERIALISTA SOBRE ARMAS FORNECIDAS À UCRÂNIA

Ainda segundo a publicação, outros oficiais afirmaram que as informações fornecidas pelos EUA foram cruciais na realização do ataque. Já um outro oficial afirmou que os EUA ajudaram com mais do que a confirmação da localização do navio.

Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, o cruzador Moskva afundou em 13 de abril enquanto era rebocado para reparos em Sevastopol. O navio de guerra foi danificado após um incêndio, que levou à explosão de munições. Washington e Kiev afirmam que o navio afundou devido ao ataque com dois mísseis ucranianos.

Pelo menos um marinheiro morreu e outros 27 estão desaparecidos devido ao incidente. Os outros 396 tripulantes da embarcação foram resgatados e levados para Sevastopol, segundo o Ministério da Defesa russo.