segunda-feira, 9 de maio de 2022

EQUADOR EM LUTA! TODO APOIO A GREVE NACIONAL DOS PROFESSORES CONTRA OS ATAQUES DO GOVERNO NEOLIBERAL DE GUILLERMO LASSO!

Centenas de professores equatorianos estão liderando manifestações e fechamentos de estradas desde a madrugada desta segunda-feira em que exigem a equiparação salarial e a aplicação da Lei Orgânica de Educação Intercultural (LOEI). De acordo com a União Nacional de Educadores (UNE), há interdições de estradas na capital, Quito, e nas cidades de Guayaquil (província de Guayas), Santo Domingo (Santo Domingo de los Tsáchilas) e Portoviejo (Manabí).

Os docentes exigem ainda a reintegração no setor dos colegas que foram demitidos e denunciam que falta uma resposta concreta do Governo neoliberal de Lasso, da Assembleia Nacional e do Tribunal Constitucional relativamente à equiparação salarial aprovada há vários meses.

Um líder da UNE na província de Pichincha, Jhonny Tamayo, afirmou que o governo neoliberal de Guillermo Lasso “vetou o direito à igualdade salarial e não quer fazer justiça à profissão docente. Também vamos continuar lutando pelo orçamento da educação pública”.

Ele anunciou que no próximo dia 12 de maio, a UNE se mobilizará em nível nacional e delegações de professores de várias províncias desfilarão da Casa del Maestro, no norte de Quito, até a sede do Tribunal Constitucional.

Ele também destacou que o protesto deste dia é solidário aos educadores que estão em greve de fome há sete dias para exigir igualdade salarial. Alertou que o estado de saúde dos seus colegas é gravemente afetado pela referida greve e responsabilizou o Governo pelas suas vidas.