sábado, 7 de maio de 2022

EXPLOSÃO NO HOTEL SARATOGA EM CUBA DEIXA 22 MORTOS E MAIS DE 60 FERIDOS: O QUE DE FATO ACONTECEU?

As autoridades cubanas confirmaram que 22 pessoas morreram e 64 ficaram feridas na forte explosão registrada nesta sexta-feira no histórico Hotel Saratoga, localizado em frente ao Capitólio de Havana. Da Presidência de Cuba assinalaram que entre os mortos há 21 adultos e um menor. Quanto às pessoas hospitalizadas, 50 são adultos e 14 são menores. A explosão ocorreu por volta das 11h00 locais e os primeiros andares do emblemático edifício foram completamente destruídos. "Não foi uma bomba ou um ataque, é um acidente lamentável", disse o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, que se aproximou do local junto com o primeiro-ministro, Manuel Marrero, e o presidente da Assembleia Nacional, Esteban Fita. Apesar dessas declarações é preciso não descartar que tenha sido um atentado ao Hotel como já ocorreu em Cuba anteriormente operado por grupos contrarrevolucionários. O fato é que a explosão vai reduzir em muito o turismo em Cuba que vinha se recuperando após a pandemia da Covid, o que pode aprofundar a crise econômica na Ilha e estimular protestos direitistas como o ocorrido no ano passado.

Díaz-Canel também foi aos hospitais para onde os feridos foram transferidos. "Nossos hospitais são baseados em todos os feridos", afirmou. 

As primeiras investigações indicam que o evento ocorreu devido a um vazamento de gás. Segundo a vice-ministra do Turismo, Mayra Álvarez García, o hotel " foi fechado e se prepara para reiniciar suas operações " em 10 de maio.

Álvarez García acrescentou que no momento da explosão havia trabalhadores dentro do prédio.

Por sua vez, o primeiro secretário do Partido em Havana, Luis Antonio Torres Iríbar, assegurou que os trabalhos de busca e resgate continuam. A área foi isolada pelas autoridades.

Iríbar informou que várias crianças da escola Concepción Arena, localizada perto do hotel, foram rapidamente evacuadas para o Capitólio, sede da Assembleia Nacional do Poder Popular. Nenhum dos menores ficou ferido.

A igreja batista El Calvario, sede da Convenção Batista Ocidental e adjacente ao Saratoga Hotel, também sofreu danos.

O luxuoso Hotel Saratoga, construído em 1880 e funcionando como hotel desde 1933, é famoso por receber artistas como Madonna ou Beyoncé, entre muitas outras celebridades.

O hotel cinco estrelas, com 96 quartos, está localizado no Paseo del Prado, uma das principais avenidas da cidade.

As fotos publicadas pelos internautas mostram o estado do prédio, bem como uma parte do prédio que fica bem ao lado do hotel. Vários veículos também foram completamente destruídos.