domingo, 8 de maio de 2022

SINN FÉIN VENCE AS ELEIÇÕES NA IRLANDA DO NORTE: ONTEM REVOLUCIONÁRIOS E HOJE SOCIAIS DEMOCRATAS À SERVIÇO DA COROA BRITÂNICA IMPERIALISTA 

Em tempos passados os próprios integrantes do Sinn Féin afirmavam ser o braço político do Exército Republicano Irlandês, o IRA, que lutava heroicamente contra a monarquia imperialista britânica, porém essa realidade mudou drasticamente. Hoje aqueles que combateram por uma mudança de regime social (do capitalismo ao socialismo), lutando pela reunificação e independência do país ocupado, não têm muito o que comemorar com a ampla vitória eleitoral do Sinn Féin na Irlanda do Norte. Outrora uma formação política revolucionária, hoje o Sinn Féin abraça ideologicamente a social-democracia, seus objetivos históricos foram deixados totalmente de lado já há algum tempo.

Agora eles se dão muito bem com a Coroa ocupante, o substituto policial (PSNI) do RUC, para fazer exatamente a mesma repressão, que conta com o apoio do Sinn Féin, chegando inclusive a participar de sua promoção. O partido atualmente liderado por Mary Lou McDonald costuma ligar para a população para estimular que chamem a polícia (para atuar como denunciante, em última análise) quando ocorre um confronto social, ao velho estilo revolucionário. O Sinn Féin apoia também o sinistro Juizado Especial Criminal, entre outras baixezas ideológicas e morais.

O Sinn Féin tornou-se uma empresa privada altamente subsidiada (de acordo com seus resultados eleitorais) pelo establishment capitalista e pela Coroa. A sua postura cada vez mais reacionária deve-se, sem dúvida, a assegurar o bom funcionamento financeiro da empresa, embora para isso tenha de recorrer à traição do passado ideológico.

O Sinn Féin obteve 27 mandatos de um total de 90 no parlamento regional e venceu estas eleições pela primeira vez na sua história. Sim, o Sinn Féin ganhou amplamente as eleições parlamentares, mas para que? Para que mais do mesmo(exploração capitalista) continue a acontecer na nação ocupada pela Coroa Britânica?