terça-feira, 3 de maio de 2022

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO OU A CIA CONTINUA BEM ATUANTE?: AGÊNCIA DA “INTELIGÊNCIA” IMPERIALISTA PUBLICA UM “MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA ENTENDER O MUNDO”

A esquerda domesticada pelo capital financeiro adotou na pandemia o discurso de que qualquer acusação ou denúncia contra o Deep State ianque seria fruto de mentes da “esquerda conspiranóicas”, que não acreditam nos valores civilizatórios e no Estado de Direito democrático, não por coincidência os reformistas utilizaram o próprio termo criado pela CIA nos anos 60, “Teoria da Conspiração”, para desacreditar os que apontaram seu envolvimento direto no assassinato do presidente Kennedy. Para aqueles que afirmam que a Agência norte-americana só existe nos filmes de Hollywood, a CIA acaba de publicar seu relatório anual sobre as novas ameaças que o mundo enfrenta, ou seja, o próprio Estados Unidos.  O manual é intitulado “Rússia, Ucrânia, Europa Oriental e outros riscos de conflito”.

Os "especialistas" de espionagem são como os da OMS, os do Banco Mundial e outros organismos do imperialismo. Seu manual é um compêndio de besteiras e truísmos variados. Pouco depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, o assessor de Bush pronunciou uma frase que o explica: "Agora somos um império e, quando agimos, criamos nossa própria realidade". A CIA adotou esse mantra.  A verdade é o que a CIA afirma e publicita,  o resto são boatos e notícias falsas.

A espionagem é regida por um princípio muito simples: se eles realmente conhecem um segredo, não o divulgam, então o livro fica cheio de páginas em branco. Desde a guerra na Ucrânia, diz o manual, a CIA "retornou à sua missão principal: inteligência". A pergunta é óbvia: o que a agência tem feito até agora?

Referindo-se aos dados fornecidos pela sua central no estado da Virgínia, pouco antes do início da Guerra da Ucrânia, eles escrevem o seguinte: "As informações continuaram a fluir, precisas, implacáveis, atualizadas regularmente como observações meteorológicas de um tornado em desenvolvimento".

Quanto às ameaças que o mundo enfrenta, ou seja, os Estados Unidos, os espiões continuam com suas frases vazias: “Esses desafios vão se cruzar e interagir de maneiras imprevisíveis, dando origem a efeitos de reforço mútuo que podem desafiar nossa capacidade de resposta, mas também para aproveitar novas oportunidades para agir coletivamente com aliados e parceiros contra a ameaça renovada de agressão por Estados-nação e novas ameaças à segurança humana”.

Como você pode ver, a CIA não se limita a falar em nome do mundo, mas da humanidade, porque a origem do Homo sapiens nunca foi na África. Tudo começa e termina em Langley, na Virgínia. O manual é complementado pelo comparecimento do chefe da agência, William Burns, perante o Comitê de Inteligência do Congresso em 8 de março, quinze dias após o início da Guerra da Ucrânia.  Parecerá familiar para muitos pelo que ouviram em todos os canais de televisão.

Questionado sobre o risco nuclear, Burns disse aos parlamentares: “Em resposta à sua pergunta direta sobre um cenário em que a OTAN e os Estados Unidos estariam diretamente envolvidos em um conflito militar com a Rússia, a doutrina russa é que escalamos para desescalar”. Este é o nível.  Não tente encontrar um significado para a frase. Nem a CIA nem seu chefe podem fazer mais, apesar de gastar quase 10 bilhões de dólares todos os anos.

Burns é questionado pelos deputados sobre o número de soldados russos que morreram nos primeiros 15 dias de combate e ele responde de forma não menos escandalosa:"Com um baixo grau de confiabilidade, entre dois e quatro mil soldados". Como é possível que a CIA só conheça os dados "com um baixo grau de confiabilidade"? Se a gigantesca legião de espiões de Langley não pode responder com segurança a uma pergunta tão importante, o que podemos esperar das outras questões mundiais abordadas no manual?

Felizmente, nos confortamos em saber que, se a CIA não sabe de nada, Putin também não está bem informado sobre a realidade do mundo. Ele foi para a guerra "isoladamente", diz Burns, com base em "suposições" de que tudo acabou sendo "falso". Se a CIA não sabe nada, o que Putin sabe está errado… O mundo fica cego…Os caras da CIA são realmente tão inúteis quanto parecem no manual, ou estão inventando isso para se passarem como tolos?