terça-feira, 7 de junho de 2022

ASSIM FUNCIONA O “MUNDO LIVRE”: DIRETORA DA CIA ASSISTIU PESSOALMENTE A TORTURA COM AFOGAMENTO DE PRISIONEIRO

A diretora da CIA Gina Haspel assistiu pessoalmente um prisioneiro ser torturada por interrogadores em 2002 informou o “insuspeito” New York Times. Como chefe da base da CIA na Tailândia, Haspel observou pessoalmente as sessões de interrogatório nas quais o suspeito do atentado do USS Cole, Abd al-Rahim al-Nashiri, foi afogado, destacou o jornal, citando o testemunho de um psicólogo que participou da tortura. O médico, James Mitchell, admitiu em uma audiência no tribunal de Guantánamo que colocou um pano sobre o rosto de al-Nashiri para direcionar o fluxo de água enquanto outro interrogador servia.

Al-Nashiri foi amarrado a uma maca durante as sessões de tortura, e ele foi girado de deitado de costas para uma posição vertical para recuperar o fôlego entre os banhos de afogamento, Mitchell testemunhou. O prisioneiro foi descrito como estando nu e às vezes encapuzado. Os interrogadores usaram outras técnicas coercitivas, como confiná-lo em uma pequena caixa, esbofeteá-lo ou bater sua cabeça em uma parede coberta de estopa, disse o psicólogo.

O conhecimento de Haspel das controversas técnicas de interrogatório foi divulgado anteriormente. Na verdade, ela escreveu memorandos a Washington sobre o que foi feito a al-Nashiri e o que foi aprendido nos interrogatórios. No entanto, o testemunho de Mitchell ofereceu uma visão mais detalhada de seu trabalho na Tailândia.

Al-Nashiri foi acusado de orquestrar o bombardeio do destróier americano USS Cole, que matou 17 marinheiros americanos em 2000. Segundo o Times, o juiz militar no caso criminal contra al-Nashiri permitiu o depoimento de Mitchell apenas porque a CIA destruiu fitas de vídeo que os advogados de defesa alegaram que mostrariam interrogadores torturando o suposto terrorista e outro prisioneiro no local negro.

Haspel reconheceu anteriormente seu papel na destruição de 92 fitas de interrogatório, a maioria das quais mostrava Abu Zubaydah, o primeiro suspeito de terrorismo conhecido por ter sido alvo do programa de tortura pós-11 de setembro da CIA. Na época, ela era chefe de gabinete do chefe de operações da CIA, Jose Rodriguez Jr. Mais tarde, ela passou a atuar como diretora da CIA sob o então presidente Donald Trump, de abril de 2018 a janeiro de 2021.

Durante as audiências no Senado de 2018 para sua confirmação como diretora da CIA, Haspel disse sobre as imagens de vídeo destruídas:  “Eu também deixaria claro que não apareci nas fitas”. Questionada pela senadora Dianne Feinstein (D-Califórnia) se ela havia supervisionado os interrogatórios de al-Nashiri, ela se recusou a responder, dizendo que tal informação era confidencial. 

Uma revisão interna da CIA “não encontrou nenhuma falha” no papel de Haspel em ordenar a destruição das fitas. “Quanto mais revisamos os fatos confidenciais, mais perturbados ficamos – tanto pelas ações que ela tomou durante sua carreira quanto pelo fracasso da CIA em permitir ao público a oportunidade de considerá-los”, um grupo de senadores se opôs à indicação de Haspel como CIA. 

Ela conseguiu o emprego de qualquer maneira, tornando-se a primeira mulher a chefiar a agência. Uma investigação do Senado sobre o programa de tortura descobriu que os interrogadores queriam parar de usar tais técnicas em al-Nashiri porque ele estava respondendo a perguntas diretas, mas eles foram ordenados por superiores a continuar, disse o Times. 

Al-Nashiri também teria sido torturado mais tarde em outro local da CIA. Em um caso, um interrogador acionou uma furadeira ao lado da cabeça encapuzada do prisioneiro nu. Em 2004, a CIA forçou um suplemento dietético em seu reto quando ele se recusou a comer, de acordo com o relatório.

Os black sites da CIA foram criados como parte da Guerra ao Terror dos Estados Unidos, essencialmente como prisões secretas para deter 'combatentes inimigos'.

O Tribunal Europeu de Direitos Humanos (CEDH) decidiu em 2014 que a Polônia violou a Convenção Europeia de Direitos Humanos, pois a CIA havia torturado Zubaydah e al-Nashiri em uma instalação secreta no país.

Em 2018, a CEDH concluiu que, ao permitir a tortura em seus países, a Romênia e a Lituânia também violavam os direitos de Zubaydah e al-Nashiri.