segunda-feira, 20 de junho de 2022

BÉLGICA NAS RUAS: TRABALHADORES PROTESTAM COM A REIVINDICAÇÃO “DINHEIRO PARA OS SALÁRIOS E NÃO PARA A GUERRA DA OTAN!”

80.000 trabalhadores foram às ruas de Bruxelas (veja vídeo) protestar contra o aumento no custo de vida e o envolvimento da Europa na guerra da Ucrânia, segundo a contagem dos sindicatos. Um cartaz de um manifestante dizia: "dinheiro para os salários e não para a guerra da OTAN", "A Bélgica não é escrava", dizia outro cartaz. Também havia cartazes com críticas à inflação dos combustíveis e dos alimentos e à precarização das condições de vida dos trabalhadores.

O Aeroporto de Bruxelas informou que não permitiria a partida de voos comerciais porque a ação industrial se estendeu aos trabalhadores de segurança. O transporte público local estava executando apenas serviços mínimos.

O primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, disse que os trabalhadores belgas estão mais protegidos do que seus colegas na maioria dos outros países da União Europeia porque os salários estão indexados à inflação.

Ele disse à emissora pública RTBF que o governo estendeu as medidas para reduzir o imposto sobre vendas de gás, eletricidade e combustível até o final do ano.