segunda-feira, 13 de junho de 2022

BORIC COM BIDEN NA CÚPULA DAS AMÉRICAS: “ESSE É O CARA” CAPACHO DO IMPERIALISMO IANQUE

Boric, o representante da “nova esquerda” burguesa, foi a Cúpula das Américas na condição de presidente do Chile. O social-democrata pró-imperialista lambeu as botas de Biden e elogiou a administração do carniceiro ianque. No circo montado nos EUA atacou Cuba, Venezuela e a Nicarágua. Criticou esses regimes taxando-os de “não democráticos” ou mesmo “ditaduras”. Ainda denunciou a suposta existência de “presos políticos” nesses 3 países “autoritários”. 

Boric foi apoiado por toda a esquerda burguesa do Brasil, do PT ao PSOL, passando pelo PCB. Como não somos cúmplices desse canalha, lembremos que no Chile tem presos políticos e o regime pinochetista mantém toda sua estrutura de repressão e perseguição, como aos Mapuches e mantendo no cárcere Maurício Hernandez Norambuena. Essas instituições reacionárias, estão não só intactas como ativas, com os Carabineiros reprimindo greves e atacando direitos, o que ocorreu recentemente no 1º de Maio e na greve dos terceirizados. 

Ele também aproveitou a Cúpula para conversar com CEOs de empresas como Amazon, Coca-Cola, Google, Microsoft, Pfizer, PepsiCo, Citibank, Back of Americas e Fedex, entre outras. O foco foi mostrar aos empresários que a agenda de transformações de Boric é transmitir que “o país oferece segurança jurídica e um marco institucional robusto, mesmo em temos de mudanças”. 

Por tudo isso, Biden lhe apertou a mão (e como Obama fez como Lula no passado recente) disse “Esse é o cara!” que serve bem aos interesses da Casa Branca na América Latina!