sexta-feira, 24 de junho de 2022

CESARE BATTISTI DESDE O CÁRCERE DENUNCIA EVO MORALES POR LHE ENTREGAR PARA EXTRADIÇÃO AO GOVERNO ITALIANO: “TRAIDOR E COVARDE!”

Em correspondências enviadas ao Brasil desde sua prisão na Itália Cesare Battisti contou detalhes dos seus últimos dias em liberdade na Bolívia, falou sobre o ex-presidente Lula e classificou Evo Morales como um "traidor e covarde", denúncia que foi feita pelo Blog da LBI na época da extradição como reafirmamos abaixo. O início dos envios das cartas ocorreu em 14 de abril de 2021 e perdura até os dias atuais.   

LEIA TAMBÉM: CESARE BATTISTI ENTREGUE AO GOVERNO ITALIANO: EVO MORALES CAPITULA VERGONHOSAMENTE A FRAÇÃO FASCISTA DO IMPERIALISMO EUROPEU 

Cesare Battisti ficou no Brasil por 14 anos nos governos petistas. Após a vitória de Bolsonaro em 2018, Battisti fugiu para Bolívia, onde ficou poucos meses antes de ser preso pela Justiça italiana. Ele é condenado arbitrariamente pela participação direta em 4 homicídios cometidos pelo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), durante os anos de chumbo da Itália, da década de 60 até o fim de 1980.

LEIA TAMBÉM: PARA ALÉM DA REPUGNANTE TRAIÇÃO DE EVO MORALES, É URGENTE IMPULSIONAR UMA CAMPANHA INTERNACIONALISTA PARA LIBERTAR CESARE DO CÁRCERE DO FASCISMO!

Evo Morales foi acusado por Battisti de ter cooperado com a polícia da Itália para sua apreensão na Bolívia. Segundo carta, Battisti teria dito que Evo era "traidor e covarde". Morales é ex-presidente da Bolívia e também um dos principais líderes da esquerda burguesa na América Latina. Na época da extradição o Blog da LBI também denunciou a conduta de Morales.                            

"Ele poderia ao menos me fazer ser preso, eu iria responder na Justiça e a extradição seria negada por prescrição e delito político. Evo se vendeu sem escrúpulo. Um gesto desprezível de um homem indigno que revelou toda sua obscenidade meses depois, ao abandonar o próprio povo aos golpistas para fugir", escreveu Battisti sobre Morales.

Santa Cruz de la Sierra foi o refúgio dos últimos dias de liberdade de Battisti. Ele também afirmou que durante o fim de ano de 2018 e inicio de 2019 foi recebido no país por um representante do MAS (Movimento ao Socialismo), partido de Morales. E, além de ser recepcionado, ficou em um "alojamento dentro de um centro de monitoramento informatizado, montado pelo serviço de inteligência boliviano".

Ainda de acordo com Cesare, após a confissão dos seus crimes, Lula e outros apoiadores da esquerda se distanciaram dele. Em relação ao ex-presidente, declarou: 'Todos sabemos que Lula é capaz de tudo para colocar de novo a faixa de presidente. O animal político que nunca se contradiz. Aconteceu também comigo de admirar seu cinismo político (no sentido vulgar do termo) e o extraordinário jogo de cintura".

Battisti escreveu que "há muita coisa para esclarecer, outras a desmentir. Inclusive algumas declarações falsas do Lula". Ele continuou: "Todos sabemos que Lula é capaz de tudo para colocar de novo a faixa de presidente. O animal político que nunca se contradiz. Aconteceu também comigo de admirar seu cinismo político (no sentido vulgar do termo) e o extraordinário jogo de cintura".

A carta de Battisti demonstra desgastes na relação com o petista, em especial, após Lula ter pedido desculpas por não ter extraditado o ex-terrorista. 'Desde o momento que ele confessou, é óbvio que devo admitir que errei", afirmou Lula em entrevista à RAI, emissora de televisão italiana, em 2020.

Battisti ainda afirmou que Lula abandonou outros aliados ligados à esquerda, com objetivo de acenar à direita. "Aconselharam Lula a fazer isso se quisesse recuperar parte dos setores que votaram em Bolsonaro, ele não hesitou. Fui recebido não porque fosse declarado inocente, mas exatamente para deixar ser exibido como troféu de guerrilheiro às forças de esquerda do Brasil. Para eles, não interessava um inocente perseguido, mas o combatente da liberdade", prosseguiu.

Por fim, Battisti ainda relacionou a eleição de Bolsonaro com erros da esquerda no Brasil, em especial do ex-presidente Lula e do PT.

"Se Lula e o PT não tivessem comido tudo, se não tivessem feito acordo com todo o lixo do centrão, o povo brasileiro não teria desistido para correr atrás de Bolsonaro. No desespero, o povo torna-se manipulável e cego. Temo que para colocar fora do jogo esse canalha ocorrerá uma desgraça", completou Battista.