sexta-feira, 17 de junho de 2022

GRAVE DENÚNCIA SOBRE USO DE ARMAS BIOLÓGICAS: RÚSSIA DENUNCIA QUE LABORATÓRIOS FINANCIADOS PELOS EUA ESTUDARAM O VÍRUS QUE CAUSOU SURTO DE DENGUE EM CUBA

O Ministério da Defesa russo fez novas declarações sobre a atividade dos biolaboratórios ucranianos criados com a ajuda e financiamento dos EUA. O chefe das tropas de defesa radioativa, química e biológica da Rússia, Igor Kirilov, informou que a rede de laboratórios biológicos financiada na Ucrânia pelo Departamento de Defesa dos EUA foi usada para estudar vírus que podem ser transmitidos por mosquitos, como a dengue, uma doença da qual houve vários surtos em Cuba na década de 1980. Nesses episódios, segundo os documentos, 345.000 pessoas foram infectadas e 158 morreram.

"A história dos surtos deliberados em Cuba, nas décadas de 1970 e 1980, está completamente silenciada, registrado em uma ação coletiva de residentes cubanos contra o governo dos Estados Unidos", disse o funcionário. Ele também especificou que o único lugar na ilha caribenha onde a presença da infecção não foi registrada naquele momento foi a base norte-americana em Guantánamo, onde as tropas receberam vacinação prévia.

Ressaltou que este caso tinha "sinais claros de natureza deliberada", já que a doença não era endêmica no Caribe. “O momento de propagação do surto, no final de janeiro, foi escolhido devido ao ciclo biológico dos mosquitos vetores e foi ótimo para o posterior desenvolvimento do processo epidêmico”, explicou.

Da mesma forma, afirmou Kirilov, o número de pessoas infectadas nas repúblicas de Donbass aumentou significativamente desde que Washington começou a financiar laboratórios ucranianos. Além disso, de acordo com o alto funcionário russo, a taxa de infecções por tularemia aumentou quase 10 vezes em 2015.

Kirillov enfatizou mais uma vez que tal pesquisa biológica viola o direito internacional.