sexta-feira, 24 de junho de 2022

“VAI PRA RUANDA!”: GOVERNO BORIS JOHNSON DEPORTARÁ REFUGIADOS UCRANIANOS QUE ENTRAREM ILEGALMENTE NO REINO UNIDO

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse na quinta-feira que os refugiados ucranianos também podem ser deportados para Ruanda se entrarem no território britânico sem autorização, informa o The Guardian . "A única circunstância em que as pessoas serão enviadas para Ruanda seria se chegarem ilegalmente e, assim, prejudicar as rotas seguras e legais que temos. Acho que estamos dando 130.000 vistos para ucranianos e eles têm pelo menos duas rotas muito boas para chegar nosso país", disse Johnson na capital de Ruanda, Kigali, onde está sendo realizada a reunião dos chefes de governo da Comunidade Britânica de Nações.

"Mas se você vier ilegalmente, estará prejudicando todo mundo que vier legalmente. E é uma loucura. Então, temo que a resposta seja que, acho que sim, em teoria pode acontecer.", estimou.

De acordo com dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), em 13 de junho havia 77.200 cidadãos da Ucrânia registrados no Reino Unido. Desde o início da operação militar russa, mais de oito milhões cruzaram a fronteira ucraniana.

O polêmico plano de deportação para Ruanda de pessoas de qualquer nacionalidade que solicitam asilo após pisar ilegalmente em solo britânico foi apresentado por Johnson em 14 de abril. Ele disse que esses migrantes poderão “construir uma nova vida naquele dinâmico país [africano], com apoio financeiro” de Londres.

O governo ruandês já recebeu um primeiro pagamento de 120 milhões de libras esterlinas (mais de 147 milhões de dólares) desembolsados ​​pelo Executivo Johnson para o alojamento de migrantes. Kigali admitiu já ter gasto parte desses recursos e espera receber os primeiros deportados.

Em 14 de junho, a decolagem do primeiro voo fretado para deportados foi cancelada após a intervenção do Tribunal Europeu de Direitos Humanos (CEDH). Enquanto isso, mais de 10.000 imigrantes  cruzaram o Canal da Mancha em pequenos barcos até agora este ano, segundo estimativas da BBC . Um total de 28.526 pessoas chegaram ao país por esta via ilegal em 2021, segundo estatísticas oficiais.