terça-feira, 6 de setembro de 2022

AMPLO ESTUDO SOBRE AS VACINAS DA PFIZER E MODERNA PARA COVID: DADOS MUNDIAIS CONFIRMAM “RISCO EXCESSIVO DE EFEITOS COLATERAIS ADVERSOS”

Os resultados do estudo científico aceito por vários meios acadêmicos renomados confirmam que as preocupações que muitos pacientes tinham sobre as vacinas de mRNA eram bem fundamentadas. Um estudo de referência revisado por pares parece ser o primeiro de seu tipo a fornecer dados concretos sobre o “excesso de risco” de efeitos colaterais adversos das vacinas de mRNA Pfizer-BioNTech e Moderna em um “ensaio clínico randomizado” independente. Os resultados do estudo científico aceito confirmam que as preocupações que muitos pacientes tinham sobre as vacinas de mRNA eram bem fundamentadas. “No estudo Moderna, o risco excessivo de AESIs graves (15,1 por 10.000 participantes) foi maior do que a redução do risco de hospitalização por COVID-19 em relação ao grupo placebo (6,4 por 10.000 participantes)”, descobriu o estudo. “No estudo da Pfizer, o risco excessivo de AESIs graves (10,1 por 10.000) foi maior do que a redução do risco de hospitalização por COVID-19 em relação ao grupo placebo (2,3 por 10.000 participantes)”, acrescentou o estudo.

O estudo foi publicado no ScienceDirect em 31 de agosto de 2022. Os autores incluem pesquisadores da Universidade de Stanford, da Universidade de Maryland e da UCLA. O estudo fornece a seguinte lista de eventos adversos confirmados (ou efeitos colaterais) das respectivas vacinas de mRNA. Ele também fornece as razões de risco versus Covid-19 (mais de 1 é um aumento de fator, menos de 1 é uma diminuição de fator). Esta é a lista para a Pfizer: 

E os seguintes são os eventos adversos para a Moderna:

O estudo também forneceu complicações conhecidas para o Covid-19.

“Embora os ensaios randomizados ofereçam evidências de alto nível para avaliar os efeitos causais, a escassez de seus dados exige que as análises de dano-benefício também considerem estudos observacionais”, afirmam os autores.

“Desde sua autorização de emergência em dezembro de 2020, centenas de milhões de doses de vacinas Pfizer e Moderna COVID-19 foram administradas e os dados observacionais pós-autorização oferecem uma oportunidade complementar para estudar AESIs. Os estudos observacionais de segurança pós-autorização incluem estudos de coorte (que fazem uso de alegações médicas ou registros eletrônicos de saúde) e análises de desproporcionalidade (que usam sistemas de notificação de eventos adversos espontâneos).”

“Em julho de 2021, o FDA relatou a detecção de quatro potenciais eventos adversos de interesse: embolia pulmonar, infarto agudo do miocárdio, trombocitopenia imune e coagulação intravascular disseminada após a vacina da Pfizer com base em dados de reivindicações médicas em americanos mais velhos” acrescentam os pesquisadores.

“Três desses quatro tipos de eventos adversos graves seriam categorizados como distúrbios de coagulação, que é a categoria Brighton AESI que exibiu o maior risco de excesso no grupo de vacinas nos ensaios da Pfizer e da Moderna. A FDA declarou que iria investigar mais as descobertas, mas no momento em que escrevemos não emitiu uma atualização.”

Joseph Fraiman anunciou os resultados do estudo no Twitter:

“Nosso estudo examinando o estudo de eventos adversos graves da vacina de mRNA agora é revisado por pares no Journal Vaccine”, escreveu Fraiman.

“Eventos adversos graves de interesse especial após a vacinação com mRNA COVID-19 em ensaios randomizados em adultos.”

Assim, a objeção às preocupações de que as vacinas de mRNA podem ter efeitos colaterais adversos mostrou-se correta, apesar dos anúncios iniciais da Big Pharma de que as vacinas eram “100% seguras e eficazes”, preveniam infecção e transmissão e não apresentavam efeitos colaterais graves conhecidos.