terça-feira, 20 de setembro de 2022

GLOBO E PT “TUDO A VER”: ESQUERDA BURGUESA COMEMORA APOIO DA FAMÍGLIA MARINHO A DOBRADINHA PETUCANA LULA&ALCKMIN

As manchetes do "247", o mais importante site Lulista da blogosfera, não deixam dúvidas: a esquerda burguesa comemora de forma entusiasta o apoio midiático da Família Marinho a candidatura burguesa de Lula&Alckmin. O portal dá destaque ao fato de “Merval, do Globo, prevê vitória de Lula no primeiro turno”. No artigo se afirma “O colunista Merval Pereira, do jornal O Globo, diz, na sua coluna desta terça-feira, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem grandes chances de vencer no primeiro turno. ‘A nova pesquisa Ipec trouxe ânimo para a campanha de Lula, renovando as esperanças de ganhar no primeiro turno. Há ainda uma novidade que as pesquisas escondem e pode mudar o resultado: o surgimento do voto envergonhado em Lula. A pesquisa Ipec está se aproximando de constatar que há cerca de 4% de eleitores que declaram voto indeciso ou nulo, mas votam em Lula quando o tablet do pesquisador é deixado em suas mãos para que escolha o candidato sem ser observado’, aponta o porta-voz da Globo". O 247 também ressalta em festa que “Jornal Nacional descasca Bolsonaro após fake news grotesca sobre pesquisas”. Alguma dúvida que Globo e PT tem “tudo a ver”, sintonizados no apoio a dobradinha petucada para a presidência, decretando antecipadamente a derrota de Bolsonaro?

A direção nacional do PT sonhava com o aval da Casa Branca e das Organizações Globo para Lula voltar ao Planalto fincado em um “pacto civilizatório” burguês que tire Bolsonaro de cena e estabeleça um governo de pacto social que vai do PSDB até o PCO! Agora esse apoio é público. Tanto que a Globo apoia as chamadas celebridades midiáticas que votam em Lula e defendem a frente ampla burguesa em torno do distracionista "Fora Bolsonaro", como Merva e José de Abreu. 

Lembremos que a ilusão criada pelo PCO e outros satélites internos e externos do PT, partia de um suposto tom “radical” anteriormente propalado por Lula. Uma verdadeira falácia para qualquer pessoa atenta ao conteúdo da proposta de Lula em recriar um novo pacto social entre a falsa burguesia progressista e os trabalhadores.

O dirigente petista já se encontra em estágio avançado para costurar novamente os farrapos da antiga “base aliada”, em sua esmagadora maioria convertida ao golpismo.

Nesse sentido, buscou uma aproximação com a Rede Globo neste ano. Em março de 2021 Lula disse "espero que o Jornal Nacional de ontem seja o novo padrão de jornalismo da Globo", tanto que definiu como "épica" a edição do dia 9 de março do Jornal Nacional, que fez a cobertura do julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro.

Lula e o PT não mudaram e tampouco mudarão sua estratégia política de governar com a burguesia, mesmo tendo sido golpeado por ela, por uma razão bem simples a luz do marxismo: O PT tem sua natureza programática fincada na classe dominante, ou seja, é um dos partidos da burguesia nacional, sua ala esquerda mais precisamente. Por isso a compulsão política por voltar a reeditar o pacto social, na gerência do Estado capitalista.

Aqui não se trata de uma questão de “lealdade ou traição”, o “DNA” político do PT nada tem a ver com a classe operária, da qual é a grande referência e que também controla a quase totalidade de suas entidades. Porém entre ser a grande referência político/eleitoral e pertencer organicamente a classe operária, tem uma diferença brutal que diz respeito a escolhas de estratégia e não simplesmente a conjuntura momentânea. O PT é um dos partidos do capital, sua existência política está a serviço de administrar seu Estado, tentando impulsionar sua agenda de neodesenvolvimento econômico, quando a situação do mercado mundial permita este tipo de gestão “progressista”.

Foi-se o tempo que tinha peso na esquerda reformista pensamentos como o de Brizola que costumava afirmar em sua vasta sabedoria política uma máxima que respeitamos até hoje apesar de todas as diferenças políticas e ideológicas que tivemos com um dos últimos representantes do nacionalismo burguês no Brasil: “Quando vocês tiverem dúvidas quanto a que posição tomar diante de qualquer situação, atentem… Se a Rede Globo for a favor, somos contra. Se for contra, somos a favor!”.

Como se vê, a direção petista e seus apoiadores na Globo, como José de Abreu, estão em êxtase, porque até agora tudo caminha para uma aliança eleitoral da Família Marinho com Lula, Globo e PT “tudo a ver”!