segunda-feira, 21 de novembro de 2022

CORÉIA DO NORTE “QUALIFICA” O SECRETÁRIO GERAL DA ONU DE “MARIONETE DOS EUA”: ANTONIO GUTERRES MAIS UM ESTAFETA DO IMPERIALISMO IANQUE LOUVADO PELA ESQUERDA REFORMISTA

“Uma marionete dos EUA”, estas são declarações do Ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano e surgem depois de António Guterres ter condenado o lançamento de um míssil balístico intercontinental a partir de Pyongyang, em uma operação militar de alerta contra a ofensiva da OTAN na Ásia.

As declarações da diplomacia norte-coreana vêm depois que o Secretário-Geral da ONU "condenou veementemente" o lançamento de um míssil balístico intercontinental por Pyongyang. Nesse contexto, o serviçal dos EUA exigiu que a Coreia do Norte "desista imediatamente de qualquer outra ação provocativa, cumpra plenamente com suas obrigações internacionais [...] e tome medidas imediatas para retomar o diálogo que leve a uma paz sustentável e à desnuclearização completa e verificável da Península", de acordo com um comunicado do vice-porta-voz de Guterres, Farhan Haq, divulgado na última sexta-feira. 

Segundo o dirigente norte-coreano, Choe, o lançamento do míssil Hwasong-17 foi "legítimo e consistente com o exercício do direito de autodefesa" contra as ameaças do imperialismo ianque. 

O ministro do Estado Operário sustentou que "o Secretário-Geral da ONU demonstrou cumplicidade no fato de os EUA e suas forças vassalas" terem levado a questão do lançamento do míssil ao Conselho de Segurança da ONU. "Isso mostra claramente que é uma marionete dos Estados Unidos", acrescentou. 

A agência KCNA informou que a Coreia do Norte realizou um teste de lançamento de um míssil balístico intercontinental Hwasong-17 na sexta-feira. O projétil foi lançado do Aeroporto Internacional de Pyongyang, percorreu 999,2 quilômetros em um período de 4.135 segundos (pouco mais de uma hora), atingiu uma altitude de 6.040,9 quilômetros e depois pousou em águas internacionais no Mar do Japão.  “O teste de fogo demonstrou claramente a confiabilidade do novo sistema principal de armas estratégicas”, enfatizou a agência em um relatório. 

Durante a inspeção do lançamento, Kim Jong-un, afirmou que "se os inimigos continuarem a representar ameaças à Coreia do Norte, frequentemente introduzindo meios de ataque nuclear, nosso Partido do Povo e governo operário reagirão resolutamente às armas nucleares com armas nucleares e a todos- fora do confronto "com confronto total".