quinta-feira, 24 de novembro de 2022

ENCARCERADO NAS MASMORAS DA OTAN: POLÔNIA PRORROGA PRISÃO ARBITRÁRIA DO JORNALISTA PABLO GONZÁLEZ POR MAIS TRÊS MESES

Um tribunal polonês decidiu nesta quinta-feira prorrogar por mais três meses a prisão arbitrária imposta ao jornalista espanhol Pablo González. O repórter está preso na prisão de Radom desde 28 de fevereiro, quando foi preso enquanto cobria a crise dos refugiados  na fronteira polonesa-ucraniana. É a terceira vez que González sofre uma prorrogação da prisão provisória. As autoridades polonesas a serviço da OTAN o acusam de se aproveitar de sua profissão para supostamente realizar trabalhos de espionagem para a Rússia.

No entanto, nove meses após sua prisão, poucos detalhes são conhecidos sobre a acusação contra ele, além da alegação de que ele teria se aproveitado da natureza de seu trabalho para passar informações à Rússia, sem especificar em nenhum caso a quem as forneceu. a ele, nem que tipo de informação era ou a forma e propósito de suas alegadas ações.

Para o advogado espanhol do jornalista, Gonzalo Boye, assim como para sua família, González foi detido unicamente em virtude de sua dupla nacionalidade , russa e espanhola, e da profissão que exerce.

Durante esse tempo, o fotojornalista foi submetido a um duro regime de  confinamento parcial em solitária . Na última terça-feira, González pôde receber a  primeira visita  de uma pessoa próxima a ele, sua esposa, Oihana Goiriena. Até então, ele havia recebido apenas visitas de seu defensor público polonês e do cônsul espanhol na Polônia.

Após o encontro com o marido, Goiriena afirmou que o encontrou "física e mentalmente bem" e que agradeceu as  múltiplas manifestações de apoio  que vinha recebendo.