quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

BLACKROCK PLANEJA COMPRAR A UCRÂNIA... ASSIM ATUA A GOVERNANÇA GLOBAL DO CAPITAL FINANCEIRO

A Ucrânia tem um novo patrocinador ocidental. Não é um estado-nação ou um empreiteiro militar. É a empresa financeira BlackRock. A Ucrânia anunciou que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, teve uma videoconferência com o CEO da BlackRock, Larry Fink (foto acima). A dupla aparentemente fechou um acordo para coordenar os esforços de investimento para reconstruir a nação devastada pela guerra. Uma leitura da reunião no site do presidente ucraniano ostentava o envolvimento da BlackRock, chamando a empresa de “uma das principais gestoras de investimentos do mundo” e observou que ela “gerencia ativos de clientes no valor de cerca de 8 trilhões de dólares”. Assim atua a Governança Global do Capital Financeiro!

LEIA TAMBÉM: BLACKROCK E FÓRUM DE DAVOS: PARCEIROS NA GOVERNANÇA GLOBAL CAPITALISTA ESTÃO ACIMA ATÉ MESMO DOS GOVERNOS BURGUESES IMPERIALISTAS

“Zelenskyy e Larry Fink concordaram em se concentrar no curto prazo em coordenar os esforços de todos os potenciais investidores e participantes na reconstrução de nosso país, canalizando investimentos para os setores mais relevantes e impactantes da economia ucraniana”, afirmou a leitura.

O comunicado também afirmava que alguns executivos da BlackRock visitariam a Ucrânia em 2023 para cumprir suas funções de consultoria.

“De acordo com os acordos preliminares firmados no início deste ano entre o Chefe de Estado e Larry Fink, a equipe da BlackRock está trabalhando há vários meses em um projeto para assessorar o governo ucraniano sobre como estruturar os fundos de reconstrução do país”, de acordo com o comunicado do governo ucraniano.

Blackrock levará a lei de mendicância de Zelenskyy para o próximo nível

Um desses acordos preliminares firmados entre a BlackRock e a Ucrânia foi um memorando de entendimento assinado pelo Ministério da Economia ucraniano e pela BlackRock Financial Markets Advisory em Washington, DC, em 10 de novembro de 2022. O memorando dizia que a BlackRock FMA aconselharia o governo ucraniano, especificamente o Ministério da Economia, em um roteiro de investimento para a reconstrução da economia da Ucrânia.

O comunicado de imprensa da BlackRock sobre o memorando de 10 de novembro está repleto de discursos corporativos vazios. De acordo com o comunicado, a BlackRock trabalhará com a Ucrânia “no estabelecimento de um roteiro para a implementação da estrutura de investimento, incluindo a identificação de opções de design para a configuração, estrutura, mandato e governança previstos”.

Uma reunião anterior em setembro entre Zelensky e Fink, aparentemente organizada por Andrew Forrest, do Fortescue Metals Group, lançou as bases para a crescente cooperação do governo ucraniano com a BlackRock. O presidente ucraniano e o CEO da BlackRock teriam discutido como atrair investimentos públicos e privados para a Ucrânia.

De volta aos estados, a empresa de investimentos com sede em Nova York vem ganhando as principais manchetes. Um relatório do Wall Street Journal no verão afirmou que a BlackRock era uma das várias grandes empresas de investimento que causavam distorção no mercado imobiliário. O relatório expôs como a BlackRock, e empresas como ela, estão usando suas enormes quantidades de capital para comprar casas unifamiliares, elevando os preços no processo.

Há dois efeitos econômicos imediatos dos aumentos de preços mencionados. Em primeiro lugar, os custos mais altos de habitação beneficiam as propriedades já pertencentes à BlackRock, especialmente em áreas onde a empresa investiu pesadamente. O segundo efeito é que os preços artificialmente altos afastam as famílias trabalhadoras, deixando apenas os ricos ou as firmas de investimento com grandes quantidades de capital à sua disposição como os únicos jogadores restantes no mercado. Em Houston, por exemplo, o bilionário Fink responde por um quarto das compras recentes de imóveis. Ele está simplesmente comprando bairros inteiros e usando-os como aluguel. A BlackRock está ajudando a criar uma classe permanente de locatários, embora há muito se entenda que a casa própria é um dos elementos-chave para construir riqueza e manter a classe média americana.

É tudo bastante irritante: quase se pode garantir que a BlackRock está sendo generosamente paga pelo governo ucraniano por aconselhar sobre este roteiro de reconstrução. E onde o governo ucraniano está atualmente obtendo seu financiamento, dado que sua economia está em frangalhos e a guerra é um empreendimento caro? O governo dos Estados Unidos, é claro. Até o final do ano civil, os EUA terão fornecido US$ 13 bilhões em apoio orçamentário direto ao governo da Ucrânia para evitar déficits e falência total, e o presidente Joe Biden prometeu apoiar a Ucrânia “pelo tempo que for necessário”.