quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

PROFESSORES DE FORTALEZA NA LUTA CONTRA OS ATAQUES DOS GOVERNOS LULA, ELMANO E SARTO: GREVE GERAL ATÉ A CONQUISTA DO PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO! PELO AUMENTO REAL DO SALÁRIO E CONTRA O CONFISCO DO IMPOSTO DE RENDA!

Os trabalhadores em educação de Fortaleza paralisaram suas atividades em defesa do piso salarial e contra os ataques dos governos Lula, Elmano e Sarto. Professores e funcionários das escolas aprovaram em assembleia geral realizada na manhã desta quinta-feira, 26, a paralisação total das atividades. Os servidores só voltarão as atividades com o anúncio do pagamento do reajuste do piso salarial do magistério pela Prefeitura de Fortaleza. A luta inclui também o aumento do salário mínimo e o fim do confisco do Imposto de Renda pelo governo Lula, além da solidariedade com as mais de 2 mil operárias da Guararapes, demitidas com a cumplicidade do governador Elmano (PT). A assembleia teve a participação de mais de 5 mil ativistas, com o núcleo de trabalhadores em educação da LBI defendendo a greve geral da categoria!

O crescimento salarial dos educadores deve ser de pelo menos 14,95%, conforme determina a Lei Federal do Piso Nacional do Magistério (Nº 11.738/2008). Com isso, a remuneração mínima do grupo não pode ser inferior a R$ 4.420,55 em 2023. A categoria também cobra o reajuste não implantado de 2017, carteira assinada para professores substitutos, revogação da alíquota previdenciária de 14% aplicada a aposentados e a revisão da reforma da previdência de Fortaleza.

Pelo menos 39 municípios cearenses anunciaram que vão repassar o reajuste do piso salarial para professores de suas redes. Os dados são do primeiro levantamento da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), após a decisão do Ministério da Educação (MEC) de reajustar o piso em 14,95%, indo a R$ 4,4 mil.                  

Só a luta direta pode derrotar os ataques de Lula, Elmano e Sarto e garantir as conquistas sociais e derrotar o ajuste neoliberal imposto pelos governos do PT e PDT!