domingo, 15 de janeiro de 2023

“TOP SECRET”: DESCOBERTA DE DOCUMENTOS CONFIDENCIAIS NA CASA DE BIDEN GUARDA ATIVIDADES TERRORISTAS ILEGAIS NO GOVERNO OBAMA E NEGÓCIOS OBSCUROS DAS CORPORAÇÕES CAPITALISTAS

Neste sábado, 14, a Casa Branca infirmou que mais cinco páginas de documentos confidenciais foram encontradas em uma sala adjacente à garagem da casa da família do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em Wilmington, Delaware. Esses documentos, que datam de quando Biden era vice-presidente de Obama (2009-2017), foram encontrados após a chegada ao local na noite de quinta-feira do advogado da Presidência, Richard Sauber, disse este último em comunicado. Essas novas páginas se somam a outros arquivos encontrados na residência da família do presidente, que a Casa Branca revelou na quinta-feira, e outros documentos confidenciais encontrados em novembro passado em um escritório de Washington.

Robert Hur, ex-procurador dos Estados Unidos em Maryland durante o governo de Donald Trump, foi nomeado pelo secretário de Justiça dos EUA, Merrick Gerland, como procurador especial para cuidar da investigação e da “possível remoção e retenção não autorizadas de documentos secretos ou outros registros descobertos” no escritório think tank de Biden e em sua residência em Washington. 

Foi encontrado “um pequeno número de documentos adicionais que datam da administração Obama-Biden e classificados como confidenciais”, disse em nota o advogado da Presidência, Richard Sauber, acrescentando que os documentos poderiam ter sido levados durante a transição de 2017. 

Diante da repercussão, Biden se pronunciou sobre o assunto. “Tudo será esclarecido, tenho certeza”, disse o chefe de Estado. A descoberta desse ‘think tank’ aconteceu em novembro, mas só foi revelada no início desta semana, seu conteúdo não foi oficialmente revelado mas trata-se em off de operações terroristas ilegais dos EUA e negócios obscuros de grandes corporações capitalistas patrocinadas pelo governo Obama. 

Não se sabe o que motivou as buscas, o conteúdo dos documentos e quem decidiu enviá-los para esses locais. Karine Jean-Pierre, porta-voz da Casa Branca, disse apenas que o assunto está sendo investigado pelo Departamento de Justiça. 

O presidente dos EUA, Joe Biden, quebrou dias de silêncio sobre a descoberta de documentos altamente confidenciais em um armário em sua casa. Biden cinicamente declarou que ficou “surpreso” com a descoberta, mas depois disse que seus advogados o aconselharam a não fazer (ou presumivelmente responder) outras perguntas. 

Afinal, foi Biden quem expressou repulsa com Trump que fez o mesmo: “Como isso pode acontecer, como alguém pode ser tão irresponsável.” Biden não é o único que parece desesperadamente em conflito. Com a descoberta relatada de um segundo lote de documentos altamente confidenciais conectados ao presidente Biden, as decisões do procurador-geral Merrick Garland estão passando rapidamente do inexplicável para o incompreensível. 

Garland provavelmente foi informado de que documentos classificados foram descobertos no antigo escritório de Joe Biden em 2 de novembro. Ele também provavelmente sabia sobre os documentos de Biden quando nomeou um advogado especial para investigar os documentos confidenciais 16 dias depois. Na época da nomeação de Jack Smith, alguns de nós notamos a recusa inexplicável de Garland em nomear um advogado especial para investigar o suposto tráfico de influência de Biden e outros crimes.

Garland continuou a recusar uma nomeação para Biden, mesmo justificando a nomeação para Trump com base no fato de que Trump estava concorrendo à presidência. Joe Biden é o presidente. Qual é a diferença?

O presidente Biden, por sua vez, está fingindo ignorância, simplesmente dizendo que ficou “surpreso” com a presença dos documentos. Ao não discutir o conteúdo dos documentos, Biden minimiza sua vulnerabilidade a acusações de obstrução ou declarações falsas. Ele pode simplesmente  declarar “surpresa”, sabendo que muitos na mídia vão gostar de seu silêncio enquanto divulgam o escândalo.

É justo observar que Trump e sua equipe são acusados ​​de falsas declarações e obstrução. No entanto, isso não muda o mesmo suposto crime de remoção e posse ilegal. Biden está pegando uma página do manual de Hillary Clinton. 

Lembre-se dos documentos de Whitewater há muito procurados. Depois que o caso foi efetivamente encerrado, eles apareceram de repente. O New York Times chamou os documentos de “indescritíveis”, como se fossem movidos por livre arbítrio.

Clinton também ficou “surpreso” com a descoberta dos documentos... depois que eles não puderam ser usados ​​como parte da investigação anterior.

Existem algumas explicações óbvias para os documentos presentes no escritório, principalmente devido ao trabalho de Biden em um livro que discutia seu trabalho em alguns dos países referenciados, como a Ucrânia. No entanto, mesmo essa explicação levanta mais questões. 

Por exemplo, Biden deixou o cargo de vice-presidente em 2017 e ocupou um cargo na Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, após terminar seu mandato até 2019. Em 8 de fevereiro de 2018, o Biden Center for Diplomacy and Global Engagement diz que abriu suas portas em Washington DC

Portanto, se esses documentos foram removidos quando Biden deixou o cargo, onde eles estavam no ano anterior e foram movidos repetidamente antes de terminarem no escritório de Washington? Isso não parece um erro “um e pronto”. Em vez disso, os documentos podem ter estado em vários locais durante um período de cinco anos.

Caso contrário, Biden teria que solicitar e receber informações confidenciais em algum momento dos cinco anos fora de um local seguro.

Agora que temos um segundo lote de documentos, há uma preocupação crescente de que documentos classificados tenham sido distribuídos ou divididos entre diferentes escritórios. Isso também significa que um número ainda maior de indivíduos pode ter tido acesso a tais documentos em diferentes locais durante o período de cinco anos.

Nada disso poderia ser esclarecido com Biden simplesmente expressando “surpresa”. Considere que Biden não negou categoricamente ter pedido que os documentos fossem levados ao final deste mandato como vice-presidente.

Ele também não explicou quando foi informado depois que eles foram encontrados.

Os democratas e a mídia estão ansiosos para descartar isso e seguir em frente. Mas, como mostram as declarações de Garland e Biden, há muitas perguntas que precisam ser respondidas. A descoberta de novos documentos classificados apenas amplia essas questões não respondidas.

É por isso que não ficamos “surpresos”, mas todos podemos ficar legitimamente (e gramaticalmente) surpresos com as descobertas no armário de Joe Biden - e seu silêncio sobre o conteúdo.