segunda-feira, 27 de março de 2023

ALEMANHA PARALISADA: MAIOR GREVE EM DÉCADAS CONTRA O ARROCHO SALARIAL ENFRENTA O GOVERNO E OS PATRÕES

Aeroportos, trens e ônibus suspenderam todas as atividades nesta segunda-feira (27.03) por conta da greve geral do setor contra o arrocho salarial. A paralisação de 24 horas está sendo uma das maiores em décadas no país. Os aeroportos de Frankfurt, Munique e Dusseldorf estão entre os que suspenderam a grande maioria voos e ficaram desertos. Só em Frankfurt, 1.200 voos foram cancelados. No total, 380.000 passageiros tiveram voos cancelados. Os principais trajetos de trem também foram cancelados pela operadora ferroviária Deutsche Bahn. O país é um dos que mais sofre o aumento de preços de alimentos e de energia. Os trabalhadores lutam por aumentos salariais para atenuar os efeitos da inflação, que chegou a 9,3% em fevereiro.

A Alemanha, que dependia fortemente da Rússia para obter gás antes da guerra na Ucrânia, foi particularmente atingida pelos preços mais altos, com taxas de inflação superiores à média da zona do euro nos últimos meses.

Essa greve generalizada ocorre após negociações sem acordo com os empregadores nas últimas semanas.

O sindicato Verdi está em meio a negociações salariais, nas quais pede um aumento de 10,5%. A entidade patronal ofereceu um total de 5% em duas fases, mais prestações únicas de 2.500 euros. A EVG solicita um aumento de 12%. A Deutsche Bahn também ofereceu um aumento de 5% em duas etapas, além de pagamentos únicos. A taxa de inflação anual da Alemanha em fevereiro foi de 8,7%.