sábado, 25 de março de 2023

DEUTSCHE BANK: A PRIMEIRA “VÍTIMA” FINANCEIRA ALEMÃ DA GUERRA SUICIDA CONTRA A RÚSSIA... 

 

A crise bancária mundial continua seu curso “pandêmico”. Na Europa, depois do Credit Suisse, agora foi a vez do Deutsche Bank, um dos maiores bancos alemães que começar a arcar com as consequências do crash do mercado financeiro internacional em queda livre. Podemos dizer, sem exagero algum, que o Deutsche Bank é a primeira vítima financeira alemã da política suicida da Social Democracia diante do imperialismo ianque. A inflação descontrolada castiga severamente a economia capitalista alemã, produto direto da sabotagem que o governo da Social Democracia pretendia fazer ao gás russo, a mando da Casa Branca. O sistema financeiro alemão, já contaminado pela pandemia global e somada a disparada inflacionária começou a quebrar em função da fulminante desvalorização cambial dos seus títulos “podres”.

O Deutsche Bank já estava “mancando” há vários anos. Como antecipamos em artigo anterior, estamos prestes a viver a verdadeira pandemia financeira global, o DB é  versão europeia próxima ao que ocorreu com o Lehman Brothers em 2008. Ontem, (24/03)as ações do DB perderam mais de 10 por cento do seu valor nas primeiras operações na bolsa alemã, enquanto outros bancos europeus como o Société Générale também viram as suas cotações caírem.

O banco alemão encerra uma semana de quedas consecutivas, o que faz parte de uma tendência mais ampla. Já perdeu um quinto do seu valor em março. Os CDS, uma espécie de título securitário dispararam. Foi o maior aumento registrado para o Deutsche Bank, refletindo a crescente preocupação entre os especuladores sobre a capacidade do banco de pagar suas dívidas.

Os CDS’s (Credit Default Swaps) se tornaram o principal foco da atenção dos especuladores nesta semana, depois que US$ 17 bilhões em títulos do Credit Suisse viraram fumaça na aquisição do banco suíço pelo rival UBS, uma operação forçada pelo governo dos rentistas em Berna.

Embora o Deutsche Bank ainda não tenha apresentado suas contas, as operações alavancadas do capital financeiro estão no limite. Esta manhã, Janet Yellen, Secretária do Tesouro dos EUA, convocou os líderes do Federal Reserve para longe dos holofotes da mídia corporativa para uma reunião de emergência do Conselho de Estabilidade Financeira. Logo na sequência o demente Biden, assegurou que o sistema bancário norte-americano é “sólido”. Só podem acreditar nestes estafetas estatais do capital social, os midiotas da esquerda reformista…