domingo, 19 de março de 2023

EXERCÍCIOS MILITARES CONJUNTOS ENTRE RÚSSIA, CHINA E IRÃ: IMPORTANTE DEMOSTRAÇÃO DE FORÇA BÉLICA É UM “AVISO” FRENTE AS PROVOCAÇÕES DA OTAN

Os exercícios militares entre a Rússia, China e Irã realizados nessa semana foram apresentados como uma operação conjunta para “ajudar a aprofundar a cooperação prática” entre os três países. Eles ocorreram no Golfo de Omã, ao largo da costa sul do Irã e foi nomeado “Security Bond-2023” (Cinto de Segurança Marítima). Participaram a Marinha russa, as forças navais do Exército de Libertação Popular (ELP) da China e a Marinha da República do Irã. Trata-se um claro "aviso" diante das provocações da OTAN e uma importante demonstração de força militar.

Durante a primeira fase dos exercícios, as marinhas elaboraram as etapas práticas e realizaram briefings táticos. Em 16 a 17 de março teve início a etapa naval dos exercícios, durante a qual os participantes trabalharam, entre outras coisas, a formação de um destacamento internacional de navios de guerra, manobras conjuntas, realizando tiros de artilharia tanto durante o dia quanto à noite.

Após o término dos exercícios, no dia 18 de março, os oficiais da Marinha dos três países fizeram um balanço dos resultados do trabalho conjunto. Os participantes trabalharam na formação de um esquadrão de navios de guerra multinacional, manobras conjuntas e disparos de artilharia durante o dia e a noite. As manobras também envolverão a prática da libertação de um navio sequestrado, a assistência a navios em perigo e outros cenários.

Irã, China e Rússia estão atualmente sob pressão e intimidação dos EUA, o que forçou os três países a aprender a se coordenar para se defenderem juntos. Se os EUA podem implementar suas iniciativas e medidas de manutenção da paz na região, então o Irã, a China e a Rússia também podem e devem. Através destes exercícios, os países também podem construir confiança estratégica mútua para facilitar futuros acordos de cooperação em uma gama de áreas mais ampla. 

Em 2021, o Irã e a China assinaram um acordo de parceria estratégica abrangente histórico por 25 anos. Em janeiro de 2022, o presidente iraniano Ebrahim Raisi concluiu um acordo similar de 20 anos com a Rússia. Os três países também têm reforçado os laços econômicos, especialmente na área de transporte e infraestrutura. 

Apesar dos limites políticos desses três governos burgueses, sua aliança militar é um importante passo para enfrentar a OTAN e o imperialismo ianque, uma iniciativa que deve ser saldada pelos revolucionários como parte da luta contra o maior inimigo dos povos.