quarta-feira, 29 de março de 2023

FANTOCHE DO IMPERIALISMO IANQUE: “PRESIDENTE” DE TAIWAN VIAJA AOS EUA EM NOVA PROVOCAÇÃO CONTRA A CHINA

A fantoche do imperialismo ianque, a "presidente" Tsai Ing-wen de Taiwan, partiu para uma visita "oficiosa" aos EUA. A China ameaçou retaliação se ela se encontrasse com o presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy. A presidente vai para a Guatemala e Belize, passando por Nova York primeiro e Los Angeles na volta. Falando em Pequim pouco antes da partida de Tsai, Zhu Fenglian, porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan da China, disse que os “trânsitos” de Tsai pelos Estados Unidos não eram apenas sua espera no aeroporto ou hotel, mas para ela se encontrar com autoridades e legisladores do país. “Se ela tiver contato com o presidente da Câmara dos EUA, McCarthy, será outra provocação que viola seriamente o princípio de Uma Só China, prejudica a soberania e a integridade territorial da China e destrói a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan”, disse ela. “Nos opomos firmemente a isso e definitivamente tomaremos medidas para revidar resolutamente”, acrescentou Zhu, sem dar detalhes. O demente Democrata Biden parece estar a caminho de transformar a "ilha asiática" em uma espécie de protetorado de fato dos Estados Unidos.  As tensões entre Pequim e Washington reacenderam nos últimos meses também devido a Taiwan, após a administração Biden, intensificar cooperação com o enclave imperialista, considerada pela China parte de seu território.

Enquanto a campanha de proteção no campo da segurança e da diplomacia ganha consistência com intensidade peculiar, aumentam as vozes nos Estados Unidos a favor da normalização plena dos laços, incluindo não só a assinatura de um TLC bilateral, mas até o reconhecimento diplomático. 

Essa dinâmica reforça a polarização e o confronto, que são do interesse de Taiwan e do imperialismo ianque, mas de pouco benefício para o proletariado chinês, na concretização da desejada reunificação nacional, sob bases socialistas, que não são as atuais da China e tampouco do capitalismo ocidental.

Os trânsitos de Tsai ocorrerão em um momento em que as relações dos EUA com a China estão no que alguns analistas veem como seu pior nível desde que Washington normalizou os laços com Pequim em 1979 e trocou o reconhecimento diplomático de Taipei. Taiwan é a questão territorial mais delicada da China e um grande ponto de discórdia com Washington, que, como a maioria dos países, mantém apenas laços não oficiais com Taipei. No entanto, o governo dos Estados Unidos é obrigado pela lei dos EUA a fornecer à ilha os meios para se defender.