quarta-feira, 29 de março de 2023

GOVERNO OBRADOR PRENDE ARBITRARIAMENRE IMIGRANTES A MANDO DE BIDEN: INCÊNDIO EM CENTRO DE DETENÇÃO ILEGAL NA FRONTEIRA DO MÉXICO COM OS EUA DEIXA 40 MORTOS

Um incêndio no fim da noite dessa segunda-feira (27/3) em um centro de detenção de imigrantes na cidade de Juarez, na fronteira entre o México e os Estados Unidos, deixou ao menos 40 mortos e dezenas de feridos. As mortes ocorreram em uma instalação do Instituto Nacional de Migração do México (INM), localizada na ponte internacional Stanton-Lerdo, que liga Ciudad Juárez à cidade de El Paso, no Texas (EUA). É o local onde o governo Obrador prende ilegalmente os imigrantes vindos de outros países a mando da Casa Branca, agindo como um capacho do imperialismo ianque já que eles não haviam cometido qualquer delito no país.

As chamas começaram na ala masculina do centro, onde estão abrigados migrantes que tentam cruzar para os EUA sem documentação. Segundo o instituto, estavam no local 68 homens e 15 mulheres vindos de países da América Central e América do Sul. Outras 29 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas em estado grave a unidades de saúde da região.

Os 68 homens estavam presos em um lugar que teoricamente é um abrigo, mas era usado pelo governo Obrador para deter os imigrantes latino-americanos que Biden rejeita receber. Por estarem presos, os imigrantes (venezuelanos, hondurenos, guatemaltecos, equatorianos, salvadorenhos, colombianos) não conseguiram fugir do incêndio que tomou conta do prédio. Os guardas, que são de uma empresa privada com contrato com o governo Obrador, não abriram as celas29 vítimas foram hospitalizadas em estado grave.

A venezuelana Viangly contou que estava vivendo na rua com o marido e os três filhos esperando a análise de documentos para entrar nos Estados Unidos. Afirmou que tinham autorização para estar em Ciudad Juárez, mas que na segunda-feira (27) à noite a polícia mexicana levou o marido dela para esse lugar.

Por volta das 22h, quem estava do lado de fora viu a fumaça tomar conta do edifício. Viangly contou que os funcionários saíram correndo sem abrir as portas.

Os mortos eram de países da América Central e da Venezuela. Esses imigrantes passam pelo México para tentar entrar nos Estados Unidos. Antes, tinham o direito de esperar pelo processo em território norte-americano. Desde a pandemia, os imigrantes sem documentos são mandados de volta para o México. O governo Obrador é diretamente responsável pelas mortes.