sexta-feira, 17 de março de 2023

PARIS EM CHAMAS COM NOITE DE REVOLTAS E FOGO PARA DERROTAR MACRON: O FILHOTE “CIVILIZATÓRIO” NEOLIBERAL

Quando o presidente Macron, um pústula “civilizatório” que perseguiu os verdadeiros cientistas que denunciaram a farsa da pandemia, como o Dr. Didier Raoult, a esquerda reformista aplaudiu a “caça às bruxas” operada pela Big Pharma. Agora é o genocida Macron que pretende eliminar fisicamente parte da população francesa com sua “Reforma da Previdência”.

Mas a resposta das massas veio a “cavalo de guerra”. Ontem(16/03) o governo Macron decidiu pular as votações na Assembleia e impor o corte nas pensões por decreto. Imediatamente milhares de manifestantes se reuniram nas ruas e violentos confrontos com a polícia do Estado capitalista ocorreram durante a noite em várias cidades francesas, como Nantes, Lyon, Rennes, Marselha e Paris. No total, o número de detidos passa de 500. Deles 258 em Paris, depois que a polícia interveio para tentar desocupar  a “Place de la Concorde”

A manifestação havia sido convocada pelo sindicato Solidaires e cerca de 6.000 manifestantes se reuniram.  A situação tornou-se cada vez mais tensa até que a polícia decidiu evacuar os manifestantes, que ainda eram numerosos depois de terem se reunido à tarde.

Localizada em frente à Plaza de la Concordia, a Assembleia Nacional foi especialmente protegida pela polícia durante o dia, quando finalmente começou a disparar gás lacrimogêneo e bombas de “efeito moral” pouco antes das 20h.

A polícia então usou canhões de água para dispersar a multidão, que ainda era enorme. Pouco depois, houve uma grande carga de disparos por centenas de policiais. As cargas causaram grande revolta na multidão na praça, que respondeu disparando morteiros pirotécnicos contra os policiais.

Após as investidas policiais os manifestantes deixaram a praça para se espalhar pelas ruas de Paris e bairros vizinhos, onde atearam fogo nos contêineres que amontoam montanhas de lixo há 10 dias, devido à greve dos trabalhadores da limpeza.

Após os incêndios de ontem à noite, os bloqueios de estradas começaram esta manhã nos arredores de Paris, o que está causando grandes engarrafamentos. Depois dos incêndios de ontem à noite, começaram esta manhã os bloqueios de estradas nos subúrbios de Paris, o que está causando engarrafamentos.

Os sindicatos burocratizados convocaram um nono dia de greves e manifestações somente para quinta-feira da próxima semana. É preciso romper com a estratégia de conciliação de classes da esquerda reformista, para derrotar Macron e impor um governo operário pela via da rebelião das massas.