terça-feira, 28 de março de 2023

“PESADELO NORTE-AMERICANO”: DIREITOS SOCIAIS BÁSICOS DOS TRABALHADORES NOS EUA SOFREM REVÉS HISTÓRICO NA GESTÃO BIDEN 

O Gabinete de Informação do Conselho de Estado da China emitiu o Relatório sobre Violações de Direitos Humanos nos EUA em 2022. Os dados revelam que a legislação e a justiça dos direitos humanos sofreram uma regressão extrema, minando ainda mais os direitos e liberdades básicos dos trabalhadores norte-americanos. Trata-se do "pesadelo norte-americano" que atinge as amplas massas exploradas do país. Nos EUA,  doenças crônicas, discriminação racial, violência armada e policial, bem como a concentração de riqueza cresceram de forma desenfreada na gestão do Biden.

Os EUA lideram o mundo em posse de armas, homicídios com armas de fogo e tiroteios em massa, com mais de 80.000 pessoas mortas ou feridas por violência armada em 2022, o terceiro ano consecutivo registrado em que os Estados Unidos experimentam mais de 600 tiroteios em massa. A violência armada se tornou uma "doença americana".

O relatório disse que os EUA são um país definido pela violência extrema, onde as pessoas são ameaçadas tanto por crimes violentos quanto pela aplicação violenta da lei, e sua segurança está longe de ser garantida. As prisões estão superlotadas e se tornaram um estabelecimento moderno de escravidão, onde o trabalho forçado e a exploração sexual são comuns. Os autoproclamados direitos civis e liberdades da América tornaram-se conversa fiada.

Em um último caso de tiroteio em massa na segunda-feira, um jovem de 28 anos de Nashville matou a tiros três crianças e três adultos em uma escola primária cristã particular, o que foi outro choque para a sociedade americana, informou o New York Times.

Além disso, o relatório apontou que as eleições de meio de mandato se tornaram as mais caras dos EUA, e a democracia ao estilo americano perdeu seu apoio popular. O custo das eleições nos EUA disparou novamente, com gastos cumulativos das eleições de meio de mandato de 2022 excedendo mais de US$ 16,7 bilhões. As doações políticas de bilionários representaram 15% do total federal, contra 11% no ciclo eleitoral de 2020.

As doações de "dinheiro obscuro" manipulam furtivamente as eleições americanas, e a polarização política e a fragmentação social dificultam que o país chegue a um consenso democrático. Com 69 por cento dos americanos acreditando que sua democracia está em "risco de colapso" e 86 por cento dos eleitores americanos dizendo que ela enfrenta "ameaças muito sérias", há uma desilusão pública geral com a democracia ao estilo americano, observou o relatório.

O racismo está aumentando e as minorias étnicas sofrem discriminação generalizada. Os crimes de ódio baseados em preconceito racial nos EUA aumentaram drasticamente entre 2020 e 2022. O massacre racista em um supermercado de Buffalo, com 10 afro-americanos mortos, chocou o mundo. Um total de 81% dos asiático-americanos afirma que a violência contra as comunidades asiáticas está aumentando. Os afro-americanos têm 2,78 vezes mais chances de serem mortos pela polícia do que os brancos. Os sofrimentos causados ​​pelo genocídio e assimilação cultural levados a cabo pelo governo dos Estados Unidos contra os índios e outros aborígenes na história ainda persistem hoje, disse o relatório.

O relatório também revelou que a expectativa de vida caiu e as mortes por abuso de drogas continuam a subir.

De acordo com um relatório divulgado em agosto de 2022 pelo Centro Nacional de Estatísticas de Saúde dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, a expectativa média de vida nos EUA caiu 2,7 anos para 76,1 anos de 2019 a 2021, a menor desde 1996. Grupos de interesse e os políticos trocam poder por dinheiro, permitindo que o abuso de drogas e substâncias floresça. O número de americanos morrendo de abuso de drogas e substâncias aumentou dramaticamente nos últimos anos, para mais de 100.000 por ano. O abuso de substâncias tornou-se uma das crises de saúde pública mais devastadoras da América, disse o relatório.

As mulheres perderam as proteções constitucionais para o aborto e o ambiente de vida das crianças é preocupante.

A decisão da Suprema Corte dos EUA anulando Roe v. Wade pôs fim ao direito das mulheres ao aborto protegido pela Constituição dos EUA por quase 50 anos, o que representa um grande golpe nos direitos humanos das mulheres e na igualdade de gênero.

Em 2022, mais de 5.800 crianças menores de 18 anos foram feridas ou mortas por tiros nos Estados Unidos, e o número de tiroteios em escolas chegou a 302, o maior desde 1970. A taxa de pobreza infantil nos Estados Unidos aumentou de 12,1 por cento em dezembro de 2021 para 16,6% em maio de 2022, com mais 3,3 milhões de crianças vivendo na pobreza. Os Estados Unidos registraram um aumento de quase 70% nas violações do trabalho infantil desde 2018 e registraram um aumento de 26% no número de menores empregados em ocupações perigosas no ano fiscal de 2022, revelou o relatório.

Separadamente, o abuso da força e as sanções unilaterais dos EUA criaram desastres humanitários. Desde o início do século 21, os EUA realizaram operações militares em 85 países em nome do "antiterrorismo", que diretamente mataram pelo menos 929.000 civis e deslocaram 38 milhões de pessoas. Os Estados Unidos impuseram mais sanções unilaterais do que qualquer outro país do mundo, e ainda têm sanções em vigor contra mais de 20 países, resultando na incapacidade dos visados ​​de fornecer alimentos básicos e remédios para seu povo, de acordo com o relatório. .

A questão da imigração tornou-se uma ferramenta de luta partidária, e as farsas da imigração foram encenadas em grande escala, fazendo com que os imigrantes enfrentassem extrema xenofobia e tratamento cruel. Houve um recorde de quase 2,4 milhões de prisões de migrantes na fronteira do país em 2022, e o número de mortos de imigrantes na fronteira sul chegou a 856, o mais mortal em um único ano.

O relatório apontou que os EUA, fundados no colonialismo, escravidão racista e desigualdade no trabalho, posse e distribuição, caíram ainda mais em um pântano de falha do sistema, déficits de governança, divisão racial e agitação social nos últimos anos sob a interação de seu sistema polarizado padrão de distribuição econômica, padrão social dominado por conflitos raciais e padrão político controlado por grupos de interesse do capital.

Os políticos americanos, servindo aos interesses dos oligarcas, gradualmente perderam sua vontade subjetiva e capacidade objetiva de responder às demandas básicas das pessoas comuns e defender os direitos básicos dos cidadãos comuns, e falharam em resolver seus próprios problemas estruturais de direitos humanos. Em vez disso, eles usam os direitos humanos como uma arma para atacar outros países, criando confronto, divisão e caos na comunidade internacional, tornando-se assim um destruidor e um obstrutor do desenvolvimento global dos direitos humanos, disse o relatório.

Além disso, a intolerância religiosa se intensifica, observou o relatório. De acordo com as Estatísticas de Crimes de Ódio para 2021 divulgadas pelo Federal Bureau of Investigation em 15 de dezembro de 2022, um total de 1.005 crimes de ódio religioso foram relatados nos EUA em 2021, dos quais 31,9% foram incidentes anti-semitas, 21,3% foram anti -Incidentes sikhs, e 9,5 por cento foram incidentes anti-islâmicos, 6,1 por cento foram incidentes anti-católicos e 6,5 por cento foram incidentes anti-ortodoxos.