terça-feira, 16 de maio de 2023

DEMAGOGO LULA, PELEGOS DA FUP E ESQUERDA DOMESTICADA SAÚDAM O FIM DA PPI NA PETROBRAS COMO “VITÓRIA DO POVO”: ESTATAL CONTINUA A SERVIÇO DO CAPITAL FINANCEIRO E RENTISTAS COMEMORAM MUDANÇA COM ALTA DAS AÇÕES NA BOLSA

O demagogo Lula, acompanhado de sua anturragem de pelegos sindicais e da corrompida exquerda domesticada, saudaram a alteração da PPI (Paridade Internacional de Preços) na Petrobras como representando uma mudança do caráter capitalista da estatal, que ao contrário da falácia lulopetista continua (com ou sem PPI) servindo aos lucros dos rentistas internacionais. Não seria demais lembrar aos “esquecidos” reformistas que foi no próprio governo anterior da Frente Popular quando foi vendido o maior lote de ações preferenciais para o capital financeiro em toda história da Petrobras. Entretanto no sentido inverso da demagogia populista para enganar os tolos, o mercado financeiro também comemorou o fim da PPI com uma forte alta das ações da estatal na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa),o único “cassino” em atividade no país. 

“Analistas veem nova política como menos radical do que esperado, o que justifica alta dos ativos”, assim definiu alguns consultores do mercado financeiro no site “InfoMoney”. Já os investidores do Fundo de ações Bradesco arremataram dessa forma a questão da mudança de método dos reajustes: “A estratégia é construída sobre uma tese microeconômica por ponto de entrega que impossibilita o rastreamento do mercado. “Esperávamos que a nova política de preços da PB fosse altamente subjetiva, sem a divulgação de uma fórmula específica. É provável que os aumentos sejam arbitrários e potencialmente justificados pela busca de paridade de exportação de longo prazo”.

Porém, os rentistas internacionais que de fato controlam a Petrobras, apesar da empresa formalmente pertencer ao Estado por uma pequena maioria de apenas 1%, apontam que: “Para os investidores que esperavam que essa nova gestão cortasse os preços de forma brusca e abrupta, essa nova estratégia comercial parece sugerir o contrário”.

A Petrobras é hoje uma grande importadora de derivados refinados de Petróleo, graças a interrupção da construção de novas refinarias ocorrida no governo Dilma e a privatização das velhas refinarias que foram “doadas” no governo neofascista de Bolsonaro. Como o dólar vêm apresentando uma variação cambial negativa em relação ao Real, este fator econômico deu margem para o governo burguês da Frente Ampla desatar a demagogia da redução dos preços da gasolina, diesel e gás de cozinha, anunciando com estardalhaço o fim da PPI. Mas na primeira “curva” que a alta do dólar engatar novamente, os preços das bombas nos postos voltarão a subir.

Os defuntos da exquerda reformista há muito tempo abandonaram a defesa de uma Petrobras 100% estatal, e o que é mais importante sob o controle da classe operária. Desgraçadamente até mesmo a Federação dos petroleiros (FUP/CUT) se abraçou com o asqueroso Ministro das Minas e Energia, um privatista compulsivo, para anunciar a modificação neoliberal do critério da PPI, como sendo uma “revolução” na Petrobras. Os operários petroleiros, principalmente os terceirizados que estão na linha de produção das refinarias, além dos trabalhadores das plataformas marítimas, devem varrer estes burocratas sindicais vendidos, construindo uma nova direção classista e combativa para enfrentar os ataques do governo pró-imperialista da Frente Ampla.