segunda-feira, 8 de maio de 2023

FRUSTRAÇÃO POPULAR COM GOVERNO DA CENTRO-ESQUERDA BURGUESA DE BORIC FORTALECE A EXTREMA-DIREITA: PARTIDO NEOFASCISTA VENCE COM FOLGA ELEIÇÃO PARA O CONSELHO CONSTITUINTE NO CHILE

Os partidos de direita e extrema direita venceram a eleição para o Conselho Constituinte do Chile, com mais de 95% dos votos apurados. O país foi às urnas neste domingo (7). O novo conselho contará com 50 pessoas e será responsável por redigir a nova Constituição chilena. O Partido Republicano, considerado de extrema-direita que reivindica abertamente o pinochetismo e liderado pelo ex-candidato presidencial conservador José Antonio Kast, ficou na liderança, com 35,5% dos votos. Com isso, o partido de Kast conseguiu mais de dois quintos das cadeiras disponíveis no Conselho. Somados aos votos conquistados pelo Chile Seguro – coalização da direita tradicional, que conseguiu 21,1% dos votos – os partidos direitista conseguiram com folga o controle sobre a discussão do novo regimento burguês. Em segundo lugar, veio o Unidad para Chile, coalizão da centro-esquerda burguesa do presidente chileno, Gabriel Boric, com pouco mais de 28%. Trata-se de uma demonstração evidente da frustração popular com o governo da centro-esquerda burguesa que pavimentou a vitória eleitoral da extrema-direita!

O regime formal de transição pós-Pinochet se desintegrou, mas isso não significa que o poder do Estado tenha se concentrado nos “extremos” da esquerda e direita. Ambas as representações partidárias corresponderam aos mesmos interesses de classe.

Uma primeira lição programática que os Marxistas podem abstrair desta desastrosa eleição chilena é bem clara, a sabotagem política contra as ações diretas das massas e suas mobilizações de rua, realizada pela esquerda reformista em nome da sustentação do do governo Boric, vassalo do imperialismo ianque, resultaram em mais uma derrota histórica para o proletariado, finalizando na ascensão de uma maioria nazifascista na Constituinte.

Para os genuínos Marxistas Leninistas não existe outra possibilidade, a não ser denunciar esta grotesca farsa eleitoral, montada pela governança global do capital financeiro e chancelada pelos partidos da ordem para gerenciar a crise do Estado burguês. 

Convocamos a heroica classe operária chilena a retomar o curso da rebelião de massas, construindo neste processo insurgente sua alternativa revolucionária de poder!

É necessário e urgente romper com as cretinas ilusões parlamentares da esquerda reformista e com o governo burguês de Boric, para preparar a derrubada do conjunto do regime político pela via da revolução socialista!