terça-feira, 9 de maio de 2023

PROVOCAÇÃO NO DIA DA VITÓRIA: PARAQUEDISTAS DA OTAN CHEGAM ÀS FRONTEIRAS DA RÚSSIA EM AGRESSIVO EXERCÍCIO MILITAR

A OTAN deu início às manobras Swift Response, lideradas pelos EUA, na Estônia, um país vizinho da Rússia neste dia 09.05 justamente no "Dia da Vitória" que a URSS derrotou os nazistas. As tropas da OTAN praticarão o rápido transporte de forças e equipamentos para o país, informa o serviço de imprensa do Estado-Maior das Forças de Defesa da Estônia na terça-feira (9). O Swift Response 23, um exercício internacional das forças europeias e norte-americanas, está sendo realizado simultaneamente na Estônia, Espanha e Grécia, em uma clara provocação contra a Rússia.

O treinamento faz parte do exercício em larga escala Defender 23 dos EUA e também está ligado às manobras polonesas Anakonda 23. “Cerca de 1.500 soldados da Polônia, dos Estados Unidos, da República Tcheca, do Reino Unido, da Letônia e da Estônia estão participando do exercício. 

Cerca de 600 paraquedistas da Polônia, do Reino Unido e da República Tcheca pousarão no aeródromo de Nurmsi como parte da operação aérea de larga escala. A fase ativa do exercício terminará na Estônia em 14 de maio", disse o comunicado.

O Swift Response 2023, um exercício militar liderado pelo Exército dos EUA que ocorrerá nesta semana, ensaiará um cenário em que as forças aliadas precisarão ser rapidamente deslocadas para a Estônia, em cooperação com as Forças de Defesa da Estônia e de outros aliados da OTAN.

De acordo com o coronel Viktor Kalnitski, chefe do comando do exercício Swift Response da Estônia, várias operações aerotransportadas serão realizadas durante o exercício, com o objetivo de posicionar rapidamente os aliados e praticar o início imediato das missões designadas.

"Por parte das Forças de Defesa da Estônia, é importante praticar um apoio abrangente à recepção dos aliados, coordenar e organizar várias operações aéreas e terrestres", informou o coronel, segundo o serviço de imprensa.

O comando da Força Aérea dos EUA na Europa disse na segunda-feira (8) que um esquadrão de caças multifuncionais F-22 Raptor de quinta geração foi transferido da Polônia para a base aérea de Amari, Estônia, "para impedir uma agressão na região do mar Báltico" em uma referência direta a guerra da Ucrânia.