sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014


Liberdade imediata para os petroleiros de Las Heras condenados à prisão perpétua! Construir atos de solidariedade aos lutadores argentinos punidos pela justiça capitalista a serviço das transnacionais!

Em dezembro de 2013 a “justiça” argentina condenou três trabalhadores petroleiros de Las Heras (cidade localizada na província de Santa Cruz) à prisão perpétua, acusando-os pela morte de um policial durante um protesto em 2006. Naquele momento os petroleiros de Las Heras, da planta industrial de Repsol-YPF, protagonizaram uma luta heroica em defesa do salário, com 20 dias de paralisação e piquetes. Durante o conflito, o então governador kirchnerista, Acevedo, prendeu Mario Navarro, um dos trabalhadores grevistas, levando toda a cidade a se levantar e exigir a liberdade do companheiro. Durante essa mobilização, um oficial de polícia morreu, e sua morte foi atribuída diretamente, sem prova alguma, aos trabalhadores petroleiros, que foram sequestrados durante a noite, pela polícia, em suas casas. Fruto desta farsa jurídica se proclamou a mais dura condenação contra trabalhadores argentinos nos últimos 30 anos. Além disso, foram condenados outros companheiros a cinco anos de prisão. Está em curso um processo “judicial” completamente armado, declarado duas vezes nula, à qual um fiscal que sempre atendeu aos interesses políticos do governo da província ressuscitou e hoje conseguiu seu objetivo de condenar os trabalhadores. Para chegar a isso não hesitou em justificar as torturas aos réus, chegando a declarar que “para chegar à verdade teria que se separar da legalidade”. Os trabalhadores condenados se viram obrigados a receber a leitura do processo em uma sala separada de seus familiares e amigos, já que o tribunal impediu o acesso dos mesmos. O fato de que os companheiros condenados mantenham sua liberdade até que se resolva a apelação que apresentarão seus advogados de defesa, deve ser aproveitado para redobrar de maneira imediata a campanha internacional contra essa condenação política. Na Argentina está marcada uma jornada nacional de luta pela absolvição dos petroleiros de Las Heras para este dia 27 de fevereiro. Desde a LBI e da TRS chamamos os sindicatos classistas e as organizações de luta dos trabalhadores a realizarem no Brasil na mesma data, em frente à embaixada e consulados da Argentina, atos em solidariedade aos companheiros condenados por lutar por seus direitos e se defenderem da repressão estatal burguesa!

Os petroleiros de La Hera foram processados e ficaram presos durante três anos, sofrendo com métodos típicos da ditadura militar: torturas, ameaças e golpes constantes durante todo o tempo de detenção; lhes arrancaram falsas declarações e em dezembro passado, quando se reabriu a causa, em uma sentença inédita na história do país, condenaram à prisão perpétua os trabalhadores Cortes, Rosales, González; outros seis foram condenados a cinco anos de prisão por um “crime” que não cometeram. A decisão da Justiça de Santa Cruz não é uma decisão que atinge apenas os petroleiros, presos de defender seu salário, mas a toda a classe trabalhadora, porque com isso o governo Cristina Kirchner e a patronal querem evitar que os trabalhadores se organizem e lutem por aumento de salário, contra o imposto sobre o salário, pelo fim do trabalho precário, entre tantas outras reivindicações. Essa decisão da Justiça mostra também o acordo que existe entre o governo e as multinacionais para garantir a exploração de nossos recursos naturais e o roubo dos lucros astronômicos, que só deixam para nós, os trabalhadores, a contaminação e a devastação. A decisão judicial foi tomada após um julgamento marcado por irregularidades sem outra prova que os depoimentos obtidos com torturas e pressões ilegais, só é compreensível pelo poder de chantagem das forças repressivas e das multinacionais petroleiras às quais o governo de Cristina Kirchner presta seu serviço. Junto com os petroleiros de Las Heras já são mais de sete mil lutadores sociais processados em toda a Argentina. Em momentos onde os governos da centro-esquerda burguesa como Cristina e Dilma começam a aplicar ajustes e a inflação corrói os salários, a gestão K e sua justiça aplicam essa medida de perseguição com o objetivo de amedrontar os trabalhadores que se organizam e lutam para que a crise não seja descarregada sobre suas costas. A lei antiterrorismo a pretexto da realização da Copa do Mundo no Brasil é a face da mesma moeda da condenação dos petroleiros argentinos!

Devemos neste momento redobrar nossos esforços para conquistar a absolvição dos companheiros. Neste sentido, chamamos os sindicatos classistas e as organizações de luta dos trabalhadores a realizarem no Brasil, no dia 27/02, em frente à embaixada e consulados da Argentina, atos em solidariedade aos companheiros condenados por lutar por seus direitos e se defenderem a repressão estatal, lutando pela “Absolvição dos petroleiros de Las Heras!”. O ataque aos petroleiros de Las Heras é um ataque aos nossos irmãos de classe na Argentina. A absurda sentença de prisão perpétua é uma prova da perseguição contra os trabalhadores, e uma tentativa intimidá-los. Defender os petroleiros de Las Heras contra essa ofensiva reacionária, colocando em marcha uma forte campanha internacionalista de apoio aos trabalhadores é uma tarefa imediata posta para todas as organizações classistas, sindicais, estudantis e de juventude na Argentina, no Brasil e em todo mundo, honrando o lema do Manifesto Comunista escrito por Marx e Engels, “Proletários de Todos dos países, Uní-vos”!