segunda-feira, 7 de julho de 2025

CÚPULA DOS BRICS/RIO DE JANEIRO: BRASIL E CHINA VETAM PROPOSTA DO IRÃ SOBRE O ENCLAVE ARTIFICIAL DE ISRAEL. LULA CONSEGUE APROVAR RESOLUÇÃO DE “DOIS ESTADOS” A MESMA DEFENDIDA PELO IMPERIALISMO

O Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, expressou uma grave divergência do seu país em relação à Declaração de Líderes do Brics, adotada neste último domingo (06/07). O país Persa decidiu reafirmar sua histórica e correta oposição à existência do enclave artificial de Israel, e o decidido apoio a um Estado Palestino único. “A República Islâmica do Irã expressa reservas à ideia de dois Estados proposta na declaração final dos líderes do Brics e registra suas reservas enviando uma outra nota”, declarou o chanceler Araghchi. Os principais responsáveis por vetar e isolar politicamente a justa posição iraniana no interior do campo dos Brics, foram os governos do Brasil e China. Para nós da LBI não há surpresa alguma na postura reacionária adotada pelo Itamaraty, já que o presidente Lula é um mero capacho dos interesses imperialistas, sendo um tradicional apologista da “solução” dos “Dois Estados” para a questão Palestina. Vale lembrar que a defesa dos “Dois Estados” é levantada na ONU pelas principais potências imperialistas, incluindo o próprio EUA , e até mesmo seus “cães de guerra” sionistas de Israel.

A proposição dos “Dois Estados”, ou seja, um Israelense e outro Palestino, surgiu dos “Acordos de Oslo”, celebrados em 1993 entre o genocida sionista Isaac Rabin e o traidor Yasser Arafat da OLP, mediado e “garantido” pelo então presidente dos EUA, Bill Clinton. Como resultado prático dos “Acordos de Oslo” nasceu a asquerosa Autoridade Nacional Palestina e sua administração de “capitães do mato” da Cisjordaniana transformada em um bantustão, sob o cerco dominante israelense. A ficção da criação de um suposto Estado Palestino ao lado de um gendarme do imperialismo, sempre será uma perigosa armadilha, pretendendo enterrar o combate para destruir o enclave sionista e construir sobre seus escombros um verdadeiro Estado Soberano e Socialista Palestino!

O chanceler persa foi absolutamente cristalino ao desmascarar o embuste proposto e aprovado por iniciativa de Lula e da China na cúpula dos Brics: ”Por oito décadas, o Irã acreditou que a solução de dois Estados não era uma solução realista. Prova disso é que em 1948, durante a adoção da resolução sobre a partição da Palestina, o representante iraniano votou contra, dizendo que vocês estavam simplesmente escondendo o fogo sob as cinzas”.

Fulminante Araqchi afirmou que: “Se considerarmos a história e a história contemporânea, quando o regime do apartheid na África do Sul foi derrubado pela luta dos negros, ninguém recomendou a ideia de dois governos separados para negros e brancos. Em vez disso, avançou-se em direção a um governo democrático, e a coexistência entre negros e brancos foi forjada dentro de um governo democrático. Acreditamos que esse mesmo padrão deve ser repetido na Palestina”. Somente lideranças políticas subalternas aos interesses da Governança Global do Capital Financeiro, como Lula e Xi Jinping, continuam a tentar enganar as massas palestinas com a famigerada proposta do imperialismo.