DEFENDER CUBA DA OFENSIVA IMPERIALISTA IANQUE! DERROTAR O CERCO DE TRUMP AO ESTADO OPERÁRIO E LUTAR PELA REVOLUÇÃO POLÍTICA CONTRA A RESTAURAÇÃO CAPITALISTA!
O atual cerco imperialista de Trump contra Cuba está sendo utilizado pela Casa Branca como fonte de forte pressão para impor dificuldades econômicas ao povo heroico cubano e, ao mesmo tempo, serve de chantagem para o incremento da abertura gradual capitalista por parte da atual direção do PCC pela via da “coexistência pacífica”, com o grosso da Burocracia Castrista sendo uma opositora frontal do programa da revolução permanente em escala mundial. Como Marxistas Leninistas caracterizamos que a melhor forma de responder as investidas do imperialismo ianque é chamando a classe operária em nível mundial a derrotar o imperialismo e não apoiando a política de “coexistência pacífica” do Castrismo.
Os Trotskistas não rejeitam possíveis manobras diplomáticas de um Estado Operário no contexto de um mundo hegemonizado pelo capital financeiro, reconhecemos o direito de Cuba exigir o fim do criminoso bloqueio comercial, porém não somos “ingênuos” ao ponto de desconsiderar os objetivos estratégicos do imperialismo ianque. Como nos ensinou Lenin que pessoalmente em sua época celebrou vários acordos comerciais com o imperialismo europeu, é necessário aproveitar as fissuras da crise imperialista sem “baixar a guarda” de uma política que convoque permanentemente a mobilização do proletariado mundial contra a atual ofensiva neoliberal contra os povos.
Nesta perspectiva revolucionária não podemos confiar na burocracia Castrista, que busca conservar o atual regime estatal cada vez mais sob as bases de concessões econômicas e políticas. Frente a esta disjuntiva histórica, está colocado a construção do genuíno Partido Operário Revolucionário na Ilha com o objetivo de avançar nas conquistas sociais e do chamado a expropriação da burguesia mundial, se opondo a política de colaboração de classes das direções reformistas, rompendo desta forma o isolamento de Cuba por meio da vitória da revolução proletária em outros recantos do planeta!
Defendemos o programa da revolução política proletária, que passa pela defesa incondicional de Cuba e das conquistas da revolução e o combate a restauração capitalista! A tarefa revolucionária de construção de um verdadeiro Partido Marxista Leninista e da revolução política em Cuba se mantém mais vigente do que nunca na “Ilha Socialista”!
