47 ANOS DA REVOLUÇÃO ANTI-IMPERIALISTA NO IRÃ: DEFENDER AS CONQUISTAS HISTÓRICAS E AVANÇAR NA SENDA DO SOCIALISMO!
Neste 11 de Fevereiro de 2026, a Revolução Iraniana completou 47 anos. Este acontecimento histórico exerceu influência política em toda a esquerda mundial ao ser caracterizada como um levante vitorioso de massas contra o imperialismo norte-americano e seus interesses econômicos no Oriente Médio. A Revolução Iraniana foi deflagrada como um grande movimento da ação direta do proletariado persa, porém com diversos projetos políticos e identidades programáticas.
Além dos grupos religiosos ligados ao clero islâmico xiita, unificaram-se pela derrubada do reacionário Shah Mohammed Reza Pahlevi organizações comunistas, guerrilheiros, liberais e diversas vertentes do islã político, que já apontava fortemente no cenário regional nas décadas anteriores como uma “terceira via” entre o marxismo revolucionário e o capitalismo social democrata.
A insatisfação popular com o Shah Reza vinha se acumulando de um longo processo que somava diversos fatores. Um deles foi a volta da exploração do petróleo pela Anglo-Iranian Oil Company depois de um golpe orquestrado com a CIA que destituiu o nacionalista Primeiro-Ministro Mossadegh, que havia estatizado o petróleo iraniano.
Além disso, uma série de reformas “ocidentalizantes”, aliadas a um estilo de vida “luxuoso” por parte da família do Shah, enquanto a população iraniana passava por uma situação econômica degradante, acabaram por unificar diversos setores da população buscando o fim da monarquia pró-imperialista e colaboradora direta do enclave sionista de Israel.
