LEMBRAM DAS RECENTES ELEIÇÕES CANADENSES? O CANDIDATO APOIADO POR TRUMP FOI DERROTADO EM MEIO AO ATAQUE TARIFÁRIO DOS EUA AO PAÍS VIZINHO
“Boa sorte ao grande povo do Canadá. Elejam o homem que tem força e sabedoria“, assim exortou o presidente Trump para que os canadenses votassem em seu candidato a Primeiro Ministro, Pierre Poilievre , nas últimas eleições realizadas no final de abril deste ano. Após uma campanha marcada por ameaças tarifárias de Donald Trump, Mark Carney, do Partido Liberal(PL) venceu as eleições legislativas no Canadá, derrotando o até então favorito Pierre Poiievre, que contava com total respaldo político da Casa Branca. O líder do PL canadense, que cresceu na popularidade em meio ao embate com o presidente norte-americano, pediu após a sua vitória que “A população não esqueça a traição do país vizinho”.
O “dedo podre” de Trump apontado nas eleições para o Governo do Canadá gerou um efeito totalmente previsível, transformando até o ultra liberal Carney em um falso nacionalista. “Como venho alertando há meses, os EUA querem nossa terra, nossos recursos, nossa água, o presidente Trump está tentando nos destruir para nos possuir. Isso nunca vai acontecer”, declarou o novo Primeiro Ministro Carney.
Porém existem muitos midiotas no Brasil que dizem que Trump pretende com o anúncio do seu tarifaço comercial, beneficiar a postulação eleitoral do energumeno Jair Bolsonaro…
Revendo a recente experiência canadense, Lula obviamente agradece ao circo midiático trumpista, sabendo que as alíquotas das tarifas impostas logo serão revogadas, e o “legado” dessa armação política será sua recondução ao Palácio do Planalto.