REUNIÃO NO ALASCA: QUAL O SIGNFICADO DO CHANCELER RUSSO
SERGEI LAVROV TER USADO A CAMISA DA “CCCP” ANTES DO ENCONTRO ENTRE PUTIN E
TRUMP?
Pela primeira vez um alto dirigente da Rússia capitalista vestiu uma camisa da “CCCP” nos EUA (quase 35 anos após o fim da URSS) quando chegou ao país antes do encontro de Putin com Trump no Alasca hoje (15/08). CCPP é a sigla em alfabeto cirílico para Soyuz Sovetskikh Sotsialisticheskikh Respublik (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, URSS). O que será que o experiente chanceler russo Sergei Lavrov desejou transmitir ao mundo e, em particular a Trump e seu staff, com este simbólico gesto muito bem calculado de homenagem a URSS? Tudo indica que Lavrov buscou reafirmar midiaticamente a atual Rússia como um legado da URSS e a operação militar da Rússia na Ucrânia em curso como uma espécie de nova “Guerra Patriótica” contra a OTAN em pleno século XXI.
Essa mensagem de Lavrov é justamente o que Putin não quer enfatizar no encontro com Trump em que busca um “acordo de paz”. Pelo que parece há uma contradição flagrante no interior do regime nacionalista burguês russo, como vimos várias vezes desde o início do conflito. A conduta de Lavrov vai no caminho oposto da conduta de Putin.
Não esqueçamos por exemplo que há dois anos, em agosto de 2023, as tensões da luta de classes dentro das forças armadas levaram ao apoio da rebelião de Prigozhin, entre outros, pelo General do Exército Sergei Surovikin. Surovikin, soldado de carreira sem vínculos com a oligarquia, Herói da Federação Russa por suas vitórias na Síria contra o terrorismo jihadista, comandante do Exército do Sul na Ucrânia com vitórias importantes e considerado um herói popular na Rússia.
Uma prova dessa contradição é o fato de que a aparição de Lavrov com a camisa da URSS, que ganhou grande repercussão mundial na mídia corporativa, foi registrado em breves linhas pela RT NOTÍCIAS, canal de notícias russo controlado pelo governo Putin: “O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, chegou ao Alasca na sexta-feira para participar da cúpula entre seu país e os Estados Unidos. Veículos de comunicação divulgaram um vídeo dele chegando a um hotel em Anchorage (Alasca) vestindo um moletom com a inscrição “URSS”.
Sem dúvida a escolha da vestimenta carrega forte simbolismo histórico. Não esqueçamos que a URSS tinha uma área de influência política e militar até a Alemanha Oriental (RDA) com o Muro de Berlim via o Pacto de Varsóvia, então uma barreira de contenção contra a OTAN e ao imperialismo ianque que patrocinam a atual guerra da Ucrânia contra a Rússia. Lavrov desejou relembrar esse fato histórico para irritar Trump?
É necessário acompanhar cientificamente todo esse processo interno da Rússia, lutando contra o imperialismo e a OTAN mas mantendo a completa independência política de Putin e da nova burguesia russa, combatendo pela construção de uma autêntico partido comunista revolucionário internacionalista!
Lutando por novas Revoluções de Outubro devemos saudar o uso da camisa da “CCCP” por Lavrov e buscar compreender o verdadeiro significado desta ação horas antes da reunião bilateral nos EUA, sabendo que Putin e sua camarilha restauracionista não são herdeiros políticos de Lenin, ao contrário, combatem seu legado comunista e ajudaram a destruir a própria URSS!