RÚSSIA EXPRESSA SEU APOIO MILITAR A VENEZUELA: ENQUANTO MADURO CONVOCA ALISTAMENTO MASSIVO PARA AS MILÍCIAS POPULARES EM DEFESA DA NAÇÃO OPRIMIDA
O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, conversou por telefone com a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, nesta sexta-feira (22/08) na qual expressou apoio ao país latino-americano diante da pressão externa imperialista. Moscou e Caracas confirmaram sua disposição de continuar fortalecendo sua parceria estratégica bilateral. A atual posição do Kremlin sobre a provocação militar do Pentágono contra o regime nacionalista Bolivariano, apesar de Putin caminhar para ser “engolfado” pelos apelos “pacifistas” do reacionário presidente Trump, é sem dúvida alguma muito progressista. Contrasta frontalmente com o silêncio covarde das chancelarias brasileira e chinesa, agachadas para as determinações da Governança Global do Capital Financeiro.
Enquanto a frota militar naval ainda não cercou totalmente a costa venezuelana, o presidente, Nicolás Maduro, anunciou na última quinta-feira um processo nacional de alistamento militar que ocorrerá neste final de semana em meio à escalada dos atritos com os EUA. “Convoquei um processo nacional de alistamento para toda a força da Milícia Nacional Bolivariana nos quartéis militares, unidades militares, praças públicas centrais, Praça Bolívar e sede das 15.751 Bases Populares de Defesa Integral. Isso ocorrerá no sábado e domingo”.
Maduro denunciou a manobra do imperialismo da seguinte maneira: “Os Estados Unidos estão tentando derrubar o governo venezuelano por meio de um ataque terrorista militar, sob o pretexto de combater cartéis de drogas”. No mesmo discurso também enumerou as ações internacionais “democráticas” dos EUA: “Os ataques injustificados contra países como Líbano, Síria, Irã, Vietnã, Iraque, Afeganistão e Líbia, que foram perpetrados sob várias alegações infundadas”.
Reiteramos mais uma vez, que os Marxistas Leninistas da LBI nunca estabeleceram nenhum vínculo político ou material com o regime nacionalista burguês Bolivariano, porém sempre estiveram na linha de frente na defesa da Venezuela contra os diversos ataques que vem sofrendo pelo imperialismo ianque ao longo de quase três décadas. Afirmamos que o grande traficante de drogas do planeta é exatamente o governo dos EUA e seus organismos criminosos, como o DEA e a CIA.