terça-feira, 7 de janeiro de 2014


URGENTE: Liberdade imediata para Francisco Toloza, dirigente da Marcha Patriótica da Colômbia! Abaixo o regime narco-fascista do chacal Santos!

O professor universitário Francisco Toloza, dirigente do movimento político “Marcha Patriótica” da Colômbia, foi preso arbitrariamente na manhã do último dia 04 de janeiro sob acusação de “Rebelião agravada”, pretexto típico do regime narco-fascistizante colombiano para tentar justificar a perseguição e repressão policial dos movimentos sociais do país. A prisão de Toloza acontece em meio às pretensas negociações de “Paz” entre a guerrilha e o reacionário governo de Santos, que tem desatado uma onda de prisões a todos os militantes de esquerda no país, identificados ou não com as FARC. Toloza um militante das causas democráticas, tem impulsionado junto a outras personalidades políticas uma saída “negociada” para a crise colombiana, uma espécie de “Pacto Social”, do qual os resultados tem sido catastróficos, o que inclui a prisão de centenas de militantes sindicais, políticos e revolucionários no último período. Nós da LBI nos opomos pelo vértice a qualquer negociação política conduzida sob a égide do regime Santos, títere direto do imperialismo ianque em sua ofensiva contra os povos. Apontamos claramente que disseminar ilusões acerca da possibilidade de uma “distensão política” do atual regime fascistizante colombiano só poderá causar confusão e mais derrotas nas fileiras do movimento de massas. A luta pelas liberdades democráticas na Colômbia e pela libertação de todos os presos políticos deste regime infame, deve ser travada na ação direta do proletariado (com a aliança histórica do campesinato) e sob a consigna de “Abaixo o governo terrorista Santos!”. O desastroso “erro de avaliação”, para no mínimo sermos generosos, de tentar concretizar um acordo político com o facínora Santos, já levou que o governo Chávez entregasse o dirigente socialista Joaquim Pérez (editor da ANNCOL) para os cárceres colombianos. Agora a vítima deste regime foi justamente um dos principais impulsionadores de uma “saída de paz e negociada” para o impasse colombiano, que repetimos só poderá ser superado com a completa destituição institucional do governo Santos, pela via da mobilização permanente das massas.

Desde as modestas forças da LBI, exigimos a liberdade imediata de Toloza e o respeito a sua plena integridade física. Mais além das divergências programáticas de fundo que estabelecemos com o chamado movimento “Bolivariano”, entendemos que a tarefa dos comunistas nesta conjuntura de ofensiva neoliberal é desenvolver uma ampla campanha internacional para tirar dos cárceres do regime colombiano todos os ativistas sociais e de esquerda, que estão objetivamente com suas vidas ameaçadas pelas atrocidades do chacal Santos.