sábado, 20 de julho de 2019

ATAQUE XENÓFOBO DO NEOFASCISTA: UMA INGRATIDÃO POLÍTICA DE BOLSONARO COM OS GOVERNADORES “DE PARAÍBA” QUE APOIARAM O FIM DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA 


Parece que a “ingratidão” política vem se tornando a marca da conjuntura nacional, primeiro foi a prisão política do ex-presidente Lula, que não se cansou de afirmar que nunca entendera a “ingratidão” sofrida por ele por parte da burguesia financeira que tanto se beneficiou na década dos governos de Frente Popular. A “ingratidão” desta vez partiu do neofascista Bolsonaro, que em um verdadeiro ataque reacionário de xenofobia, deixou-se ser gravado em áudio, vomitando preconceitos contra o povo nordestino. Se dirigindo ao seu capataz Onix Lorenzoni, Bolsonaro ordenou que: “Dos governadores de ‘Paraíba’, o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara". Uma indicação “seletiva” sobre as distribuições de verbas estatais comandada pela Casa Civil. Mais além de utilizar o orçamento público para discriminar os gestores da oposição burguesa, Bolsonaro vociferou seu racismo contra os governadores do Nordeste que tanto lhe ajudaram na Câmara para a aprovação da famigerada (contra)reforma da Previdência. Inclusive o próprio “comunista” Flávio Dino, atacado por Bolsonaro “como o pior”, foi um dos governadores que mais forneceu votos para o fim da Previdência, da bancada maranhense de 18 deputados federais 14 votaram pela aprovação da (contra)reforma. 

É a demonstração clara da indigência política a que pode chegar este governo neofascista. Em resposta as barbaridades de Bolsonaro, os governadores do Nordeste logo emitiram uma tênue nota, onde se esquivam de lançar um combate frontal a este vil ataque xenófobo contra a sua própria população, afirma o comunicado: “Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas... Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia”. Não há uma única frase dos governadores para combater o racismo fascista deste governo, somente preocupação com uma possível “retaliação” financeira por parte do regime golpista. Como Marxistas Revolucionários sabemos que o racismo e xenofobia são elementos intrínsecos das classes dominantes, independente da região que habitam, por isso não nos estranha esta covarde reação da oposição burguesa, incapaz de colocar-se como uma alternativa revolucionária diante da ofensiva fascista em pleno curso no país. Somente a luta do proletariado e seus aliados históricos de todas as regiões e etnias poderão pôr um fim à barbárie capitalista que hoje ameaça todos os povos do planeta.