domingo, 28 de julho de 2019

ÍNDIOS ASSASSINADOS NO AMAPÁ: BOLSONARO E LATIFUNDIÁRIOS INCENTIVAM DESTRUIÇÃO DAS ALDEIAS PARA A EXPLORAÇÃO DA TERRA PELO AGRONEGÓCIO E AS GRANDES MINERADORAS... TODA SOLIDARIEDADE E APOIO A AUTODEFESA INDÍGENA! PELA UNIDADE NA LUTA COM OS CAMPONSES POBRES!


Latifundiários patrocinaram a ação de garimpeiros que invadiram neste sábado (27/07) a aldeia de Waiãpi, no Amapá e assassinaram duas lideranças indígena do local. O ataque é fruto da escalada reacionária após a eleição de Jair Bolsonaro. Acuados e com medo de novas retaliações, os índios se refugiaram na comunidade vizinha Aramirã, para onde crianças e mulheres foram levadas. Não por coincidência, no mesmo dia, Bolsonaro afirmou que a indicação do filho dele, Eduardo Bolsonaro, para a embaixada brasileira nos Estados Unidos tem como uma das intenções viabilizar a exploração de minérios nas terras indígenas. Ele citou a reserva Ianomami e Raposa Terra do Sol como eventuais alvos de mineração. O fascista disse querer uma parceria com “o primeiro mundo” (referência aos EUA) para explorar as regiões reservadas para os povos indígenas. “Terra riquíssima (reserva indígena Ianomami). Se junta com a Raposa Serra do Sol, é um absurdo o que temos de minerais ali. Estou procurando o ‘primeiro mundo’ para explorar essas áreas em parceria e agregando valor. Por isso, a minha aproximação com os Estados Unidos. Por isso, eu quero uma pessoa de confiança minha na embaixada dos EUA”, disse. Os Marxistas Revolucionários defendem que os seculares donos da terra expulsem de seu território tanto os latifundiários como as ONGs biopiratas e as mineradoras. 

A solução para o problema da demarcação das terras indígenas, assim como dos camponeses pobres e quilombolas, está na revolução agrária, na derrota do governo burguês latifundiário de plantão e no confisco dos bens e das tecnologias das transnacionais. Como nos ensinou o dirigente bolchevique Leon Trotsky, “A vitória da revolução é inconcebível sem o despertar das massas camponesas indígenas e lhes dará, por sua vez, o que tanto lhes falta hoje: a confiança em suas próprias forças, uma consciência maior de sua personalidade, o desenvolvimento de sua cultura... Nessas condições, nossa propaganda deve e pode, sobretudo, partir das palavras de ordem da revolução agrária, a fim de levar, passo a passo, sobre a base de sua experiência da luta, os camponeses às conclusões políticas e nacionais necessárias. Se estas considerações políticas são exatas, não se trata da questão do programa em si, mas a de saber por qual caminho fazer penetrar este programa na consciência das massas indígenas” (O problema nacional e as tarefas do partido proletário, 20/04/1935). 

Para isso faz-se necessário a ampla solidariedade a luta dos índígenas, a denúncia do governo do fascista Bolsoanro, aliado dos latifundiários e o direito à autodefesa dos índios contra os pistoleiros! Para avançar a luta dos povos originários faz-se necessário que este combate aponte na perspectiva da revolução agrária com a expropriação do latifúndio produtivo sem indenizações aos latifundiários. Um verdadeiro controle da terra que atenda aos interesses dos índios, camponeses pobres e trabalhadores sem terra só pode ser realizada através da aliança com o proletariado do campo e da cidade, com a construção de comitês de autodefesa armados para impulsionar a revolução proletária e a construção do socialismo!