sábado, 8 de setembro de 2012


LBI intervém no “Grito dos Excluídos” denunciando a ofensiva imperialista contra os povos árabes e o circo eleitoral

Ocorreu em São Paulo, nesta sexta-feira, 07 de setembro, o Grito dos Excluídos. Cerca de 500 ativistas sindicais e populares participaram da manifestação que marchou da Praça da Sé até o Ipiranga, onde houve o ato político de encerramento do protesto. A LBI interveio no percurso da manifestação pelas ruas da capital paulista, com o companheiro Marco Queiroz (assista vídeo) denunciando a ofensiva imperialista contra os povos árabes e o circo eleitoral da democracia burguesa. Além da LBI estiveram presentes na atividade o PSTU, PSOL, PCB, CSP-Conlutas, Intersindical, Pastoral Operária, diversos sindicatos e movimentos populares como o MTST. O MST, atrelado ao governo Dilma, boicotou a atividade, porque é refém da política de colaboração de classes.

Logo no início de sua fala no caminhão de som, o representante da LBI saudou os participantes do Grito dos Excluídos alertando que o sistema capitalista é o responsável pela miséria social que assola os explorados, gerando fome, desemprego e falta de moradia. No Brasil, a gerentona Dilma e seu governo de frente popular atacam direitos e conquistas assim como reprime as greves em curso para manter a estabilidade do regime político burguês. A política de colaboração de classes levada a cabo pelo PT e CUT entorpece a consciência dos trabalhadores, estabelecendo um verdadeiro pacto social que protege a classe dominante e mantêm a riqueza sob o controle de um punhado de parasitas. Aproveitando a proximidade das eleições burguesas, que ocorrem exatamente dentro de um mês, o companheiro Marco Queiroz fez uma caracterização do circo eleitoral como uma verdadeira farsa a serviço de dar legitimidade aos governos burgueses. Denunciando o conjunto dos partidos do regime (PT, PSDB...) como sustentáculos políticos da ordem capitalista, o companheiro convocou os presentes a impulsionar junto com a LBI a campanha pelo boicote ativo ao circo eleitoral.

Abordando a questão internacional, a intervenção da LBI denunciou a ofensiva do imperialismo no Oriente Médio e no Norte da África, que hoje tem como alvo imediato a Síria. Este país enfrenta neste exato momento provocações terroristas financiadas pelas grandes potências capitalistas através de “rebeldes” mercenários para desestabilizar o regime da oligarquia Assad. Como pontuou o dirigente da LBI, recentemente a OTAN atacou a Líbia para impor um governo títere no lugar no regime nacionalista burguês de Kadaffi. Agora investe contra a Síria, mas o objetivo final é o Irã e seu programa nuclear. A Casa Branca, se utilizando da farsa em torno das “revoluções árabes” está avançando no controle da região ao conseguir promover transições conservadoras sob seu controle (Egito e Turquia) ao mesmo que investe militarmente contra governos que representam algum obstáculo a seus planos de dominação. Frente a essa realidade, foi defendida a necessidade de se estabelecer uma frente única anti-imperialista em defesa da Síria contra as investidas neocolonialistas do imperialismo ianque através da ONU e da OTAN.

Na parte final de sua fala, o companheiro Marco Queiroz defendeu a necessidade da ação direta e revolucionária dos explorados por um fim a barbárie capitalista. Deu como exemplo as demissões na GM de São José dos Campos, onde tragicamente o Sindicato dos Metalúrgicos filiado a CSP-Conlutas e controlado pelo PSTU não chamou a greve com ocupação para barrar o facão do desemprego. A LBI defendeu no Grito dos Excluídos a unidade operária, camponesa, estudantil que tenha como eixo político a ação direta no campo e na cidade, inclusive conclamando a formação de comitês de autodefesa para expropriar o latifúndio e acabar com o domínio da terra pelo agronegócio. O companheiro encerrou sua intervenção política fazendo um chamado para que, através dos métodos de luta próprios dos trabalhadores, se construa uma alternativa de poder dos explorados que tenha a revolução proletária e socialismo como estratégia de classe.