terça-feira, 6 de novembro de 2012


Passado o circo eleitoral... PT e PSDB, agora unidos, usam como pretexto o “combate ao crime organizado” para aprofundar a repressão ao povo pobre e negro

Os governos Dilma (PT) e Alckmin (PSDB) decidiram pela criação de uma agência integrada de inteligência para supostamente combater a violência no estado de São Paulo. A decisão foi tomada em reunião na tarde desta terça-feira, 06/11, entre o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e o governador paulista no Palácio dos Bandeirantes. A medida foi tomada após 90 policiais terem sido mortos somente este ano em São Paulo, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. O que estes “dados” não dizem é que esse verdadeiro acerto de contas entre a máfia policial e o crime organizado se deu justamente porque está em curso uma reorganização no controle do território paulista pelas quadrilhas associadas ao aparato policial. Os conflitos mais evidentes são nas favelas e bairros da periferia, mas as decisões ocorrem bem distante dali, onde moram os políticos burgueses e empresários que junto de seus esquadrões da morte controlam as áreas da metrópole paulista. A mídia murdochiana, sob o comando da Rede Globo, aproveita para impor um clima de terror a fim de justamente legitimar a ofensiva policial, ditando um verdadeiro toque de recolher na cidade. Em “resposta” as queimas de arquivo em curso, a PM paulista tratou de fazer um massacre sobre a população pobre. Só no primeiro semestre de 2012 foram mortas 229 pessoas. Diante da crescente barbárie social e da desagregação imposta pelo capitalismo, criando um Estado cada vez mais militarizado, a resposta do governo do PT e do PSDB foi aprofundar a repressão ao povo pobre, enquanto “por cima” faz as negociatas com chefões do tráfico de drogas e armas. São os primeiros desdobramentos da recente reunião que o prefeito eleito de São Paulo, Haddad teve com o governador Alckmin!

Segundo o ministro da Justiça, “A agência vai fazer com que as ações policiais sejam integradas, especialmente na área de inteligência que é de grande importância. Não se combate o crime organizado sem um serviço de inteligência eficiente. E, somando esforços da inteligência da área federal com serviço de inteligência da área estadual, teremos relatórios precisos que orientarão as ações das nossas polícias. Um dos objetivos da agência será o de conter o fluxo financeiro das organizações criminosas. Os relatórios de inteligência vão nos permitir fazer o asfixiamento financeiro de organizações criminosas que estejam atuando no estado. Esse asfixiamento é fundamental para se enfraquecer as organizações criminosas” (O Estado de S.Paulo, 06/11). É sabido que o tráfico de drogas e armas tem a participação direta da burguesia que consome cocaína de alta qualidade em abundância, importa carregamentos bélicos para alimentar o crime organizado e comanda sua distribuição em associação com os políticos burgueses e policiais que controlam o Estado e o aparelho de repressão (alfândega, monitoramento de fronteiras, entrada e saída de cargas em portos e aeroportos, etc...). A cruzada do PT e do PSDB contra o tráfico de drogas e o controle do PCC sobre o crime organizado esta voltada não a combater o uso de drogas, mas apenas montada para mudar ou chegar a um acordo com o comando do tráfico em busca de preservas as vidas dos seus policiais, deixando como rastro de sangue moradores inocentes mortos, em sua maioria pobres e negros. Um negócio bilionário como o comércio de drogas e armas só pode ser gerido por peixes graúdos do sistema, onde os maltrapilhos traficantes são meros “corretores” da valiosa “mercadoria”. Na verdade, as palavras de José Eduardo Cardozo não passam de uma farsa completa e sinaliza politicamente que o governo do PT usará a crise para tirar futuros dividendos eleitorais, se passando como aquele que “deu a mão” a Alckmin para depois dar-lhe um “abraço de urso”, já que em 2014 disputará o governo paulista com grandes possibilidades de vitória, pois o PT venceu na capital, grande São Paulo (Guarulhos) e na maioria do ABCD.

Além da criação da agência, o fascistóide governador de São Paulo citou outras cinco ações que serão desenvolvidas em parceria com o governo Dilma para o “combate à violência” no estado: a contenção nas fronteiras do país, com fiscalização reforçada nos aeroportos, portos e rodovias; ações de enfrentamento e combate ao crack, que podem incluir vídeo-monitoramento e bases móveis comunitárias como as UPP cariocas; ações penitenciárias com possibilidade de transferência de presos responsáveis por assassinatos de policiais e de agentes penitenciários; a criação de um centro de controle de comando integrado e a criação e fortalecimento de um centro pericial, integrando as polícias científicas. Segundo ele “É fundamental nós trabalharmos unidos para pensar na questão da segurança pública. Foi uma reunião proveitosa, bastante objetiva e com metas e datas para podermos avançar nesse trabalho”. Como se vê, trata-se de todo um plano que usa como pretexto o combate ao crime organizado para aprofundar a repressão ao povo pobre. Nesse cenário, a população trabalhadora é o verdadeiro alvo desta ofensiva belicosa! A criação da agência e as medidas anunciadas conjuntamente pelos governos do PT e PSDB devem ser repudiadas pelo conjunto do movimento operário como mais uma ação voltada a criminalizar o povo trabalhador que vive nessas comunidades completamente desassistidas, sem saúde e educação dignas, enquanto os barões capitalistas da “high society” e sua mídia “ética” fazem todo tipo de negócios e depois buscam “laranjas” nos para encobrir seus crimes.

Os revolucionários não seguem a opinião pública burguesa que se apóia nos últimos acontecimentos para aumentar a repressão sobre o conjunto da população miserável de fora e de dentro dos presídios. A polarização entre a miséria crescente das massas e a acumulação capitalista, a desigualdade econômica é uma decorrência da divisão da sociedade em classes e pré-requisito do Estado, do Direito e do crime organizado, barbarizando as relações sociais e o próprio ser humano. Só o desaparecimento do sistema de classes e da desigualdade econômica é que fará com que tudo isso – incluindo a criminalidade – desapareça. É a anarquia da produção capitalista e a alienação social/cultural que gera instabilidade na existência dos seres humanos, provocando os crimes mais bárbaros possíveis e o avanço das drogas, um lucrativo negócio gerenciado diretamente pela burguesia por meios legais e ilegais . Frente esta dramática realidade, os marxistas defendemos a destruição de todo o aparato repressivo do Estado capitalista, o combate à escalada fascistóide preventiva da burguesia e seus partidos contra as massas exploradas, convocando a que estas se organizem com seus próprios métodos de greves, ocupações de terra, construção de comitês de autodefesa tendo como estratégia a revolução social e não para servir como massa de manobra para o aprofundamento da barbárie social como desejam os governos do PT e PSDB!