domingo, 27 de maio de 2018

A CLASSE OPERÁRIA DEVE ENTRAR EM LUTA NO APOIO ATIVO A GREVE DOS CAMINHONEIROS!



Reproduzimos o panfleto da Oposição dos Químicos de São Paulo, filiada a Tendência Revolucionária Sindical -TRS, distribuído amplamente nos principais modais de cargas, transporte e fábricas da categoria do estado chamando a vanguarda classista e os lutadores a apoiarem ativamente a greve dos caminhoneiros

Os momentos que se seguem são cruciais acerca do futuro da greve dos caminhoneiros. Setores da esquerda, não tem compreendido a importância de tal movimento que já é histórico. O ceticismo contemplativo que tem colocado esse setor da militância em cima do muro, é na verdade, uma postura covarde que só tem beneficiado a ultra-direita, pois equivale a abstenção e renuncia a dar o combate político-programático no sentido de influir sobre o movimento levando-o à esquerda, com as palavras de ordem revolucionárias, minando dessa forma a influência patronal e pequeno burguesa muito forte nesse importante movimento. As contradições e heterogeinidades no interior desse movimento grevista, podem e devem ser aproveitadas revolucionariamente pelo movimento operário e sua vanguarda. Para além de setores patronais que apoiam este movimento, temos como sua base e grande potencial, ex operários que diante do avanço neoliberal que tem precarizado o mercado de trabalho, tornaram-se pequenos (e precários) proprietários de caminhões utilitários, trabalhando na prática sem os mínimos direitos laborais, arcando praticamente sozinhos com os custos operacionais do transporte de mercadorias, como manutenção do veículo, combustível e etc. Esse "precariado" de fato antecipou a famosa "uberização" do trabalho, além de serem vítimas de extorsões por parte de policiais rodoviários e outras covardias mais. Dessa forma, esse setor de trabalhadores pequeno burgueses, são na pratica, muito sensíveis a atual política privatista de Temer-Parente para a Petrobras, pois as seguidas altas galopantes do diesel tem tornado de fato inviável as condições mesmo de sobrevivência desse setor. Para além de seu atraso ideológico, reflexo (direto ou indireto) de sua situação material e da sua forma de ganhar a vida, sua situação econômica sem perspectivas e desesperadora tem empurrado esses trabalhadores a ação política progressista independente de tais trabalhadores ter consciência disso ou não. Dessa forma, o sentido da luta dos caminhoneiros é sim, contra a política entreguista de Temer-Parente. O resultado disso na pratica, é o enfrentamento mesmo que semi-consciente, contra os especuladores de Wall Street e do cartel das Sete Irmãs do petróleo. 

O dever da esquerda que tenha alguma coisa na cabeça é intervir nessa luta e leva-la à esquerda, dando o conteúdo anti-capitalista; aproveitar as contradições que existem no interior do movimento em benefício dos trabalhadores, visto que a pauta dos caminhoneiros em essência converge com os interesses imediatos da população pobre, deve ser obrigação de quem se reivindica de esquerda ou marxista. O simplismo alienado e insuportável de uma parcela da classe média "esquerdista" e de parte da burocracia sindical, taxando a greve de locaute se negando a dar o combate ideológico na mesma, não passa de justificativa para sua covardia política. Como em política não existe vácuo, a abstenção de parcela do movimento operário e sua suposta vanguarda em dar o combate para influir em tal movimento contraditório pode abrir uma verdadeira estrada para a direita o fazer. 

É mais do que necessário que as centrais sindicais, sobretudo a CUT saia de sua paralisia e convoque uma greve geral, apresente um conjunto de pautas nacionalistas e de estatização completa sobre direção dos trabalhadores em relação a Petrobras e exija o cancelamento de todas as medidas do governo golpista de Temer, sobretudo a reforma trabalhista. Existe condições objetivas para isso, os trabalhadores no país têm de entrar em ação, a burguesia está acuada e sua crise de direção pode tornar-se crise de dominação, se setores de peso do movimento operário entrar em ação já.

PELA DERRUBADA REVOLUCIONÁRIA DE TEMER-PARENTE!

PELA CONVOCAÇÃO DE UM CONGRESSO NACIONAL DA CLASSE TRABALHADORA, PARA DISCUTIRMOS UMA SAÍDA OPERÁRIA E REVOLUCIONÁRIA!

OPOSIÇÃO DOS QUÍMICOS DE SÃO PAULO