quinta-feira, 17 de maio de 2018

OPERÁRIOS DA MERCEDES-BENZ PRECISAM DE TODA SOLIDARIEDADE POLÍTICA EM APOIO A SUA GREVE: UNIFICAR TODA A CATEGORIA RUMO A GREVE GERAL METALÚRGICA!


Nesta quinta-feira, 17 de Maio, militantes da LBI e da Oposição dos Químicos de São Paulo foram prestar apoio ativo a greve dos operários da Mercedes Benz. Mais de 3000 trabalhadores metalúrgicos aprovaram na assembleia na manhã de hoje a continuidade da paralisação da produção, que entrou em seu quarto dia. Grande parte dos operários defenderam a continuidade da greve. A direção do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, ligada a Articulação (PT), tenta um acordo com a patronal e manobra para pôr fim a mesma. A burocracia sindical não mobilizou e nem tem esclarecido os operários das outras montadoras para não ser obrigada a convocar uma greve geral da categoria metalúrgica. O setor de auto-peças já tem sentido os efeitos da greve da Mercedes, seus estoques de carros parados estão elevados e a produção foi diminuída, o que tem gerado uma enorme pressão da direção da multinacional alemã sobre os trabalhadores. Desde a LBI nos solidarizamos com a luta em curso na Mercedes, nossos militantes distribuíram centenas de panfletos, que reproduzimos abaixo, defendendo a radicalização da luta, proposta que teve a ampla simpatia dos operários. Para vencer é necessário ocupar a fábrica e convocar a greve em todo a cadeia produtiva metalúrgica, rompendo com a política de colaboração de classes da Articulação (PT) que deseja apenas negociar pequenas compensações com a direção da empresa!  


TODO APOIO A GREVE DOS COMPANHEIROS DA MERCEDES!

É com muito entusiasmo classista, que recebemos a notícia da greve dos companheiros da Mercedes. Neste momento de ataques brutais da patronal em todas as frentes contra os trabalhadores, a greve dos companheiros significa um alento e animo ao movimento operário combativo. Contra a intransigência da empresa nas negociações salariais, é preciso radicalizar a Greve Por Tempo Indeterminado!  Essa luta dos companheiros tem potencial para despertar os demais trabalhadores nos setores de parte da cadeia produtiva que envolve as montadoras, como por exemplo, o de autopeças, podendo desencadear um forte movimento grevista em toda a categoria fazendo os patrões recuarem. Em momentos como o que estamos vivendo, marcado pela defensiva operária, uma forte greve numa categoria de ponta da classe trabalhadora, abre possibilidades reais para que o conjunto da classe entre em ação como protagonistas; assim tem sido a história da luta de classes no capitalismo. É preciso lutar e é possível vencer!  Para garantir a vitória, é necessário a participação ativa, combativa e forte pressão da base do conjunto dos trabalhadores de forma intransigente. Radicalizar a luta com os métodos de nossa classe; solidificar a mais estreita união e organização entre a base, para o combate operário e não confiar um minuto sequer nas promessas patronais devem ser o norte da resistência dos companheiros até a vitória. Toda solidariedade a luta dos companheiros da Mercedes!

OPOSIÇÃO DOS QUÍMICOS DE SP
TENDÊNCIA REVOLUCIONÁRIA SINDICAL
LIGA BOLCHEVIQUE INTERNACIONALISTA - LBI