A PEDIDO DE TRUMP: DELCY LIBERTA 200 CONDENADOS POR SABOTAGEM CONTRARREVOLUCIONÁRIA
A pedido do agressor imperialista Donald Trump, a presidente interina Delcy Rodríguez anunciou uma nova leva de libertação de presos condenados por sabotagem contrarrevolucionária. Desgraçadamente trata-se de mais uma prova concreta da submissão da atual cúpula chavista as ordens da Casa Branca. Segundo o próprio Ministério do Serviço Penitenciário da Venezuela reconheceu “as medidas beneficiam pessoas privadas de liberdade por distúrbios para alterarem a ordem constitucional e ameaçarem a estabilidade da Nação" (RT, 12/01), ou seja, tratam-se de provocadores a serviço da extrema-direita e golpistas que tramavam a soldo da CIA contra os governos Chávez e Maduro.
Essas solturas absurdas somam-se às 187 liberações da semana passada anunciadas por Delcy como um gesto de cooperação para a retomada das relações diplomáticas com os EUA. Enquanto isso Maduro, depois de sequestrado pela CIA com a conivência de setores da cúpula chavista, segue preso nos EUA injustamente, com Trump inclusive postando em suas redes sociais que ele próprio é o “Presidente interino da Venezuela” tamanha a submissão de Delcy a seus caprichos imperiais!
Registra-se que segundo o governo interino tal “procedimento de revisão será mantido de forma permanente e contínua com estrita observância do atual quadro legal”. Em resumo com essa “revisão de procedimento” Delcy, além de soltar condenados de atos de sabotagem contrarrevolucionária aponta no caminho que essas prisões eram ilegais e arbitrárias, desmoralizando as decisões anteriores de Chávez e de Maduro.
Não esqueçamos que essas liberações inaceitáveis de contrarrevolucionários ocorrem uma semana após os bombardeios dos EUA em território venezuelano, que culminaram no sequestro do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores e na morte de pelo menos 100 pessoas, incluindo civis e militares, notadamente de membros da guarda presidencial (incluindo todos os agentes cubanos) que resistiram a traição do corrupto General Moncada Tábata subornado pela CIA.
Desde a LBI denunciamos essas novas medidas anunciadas por Delcy Rodríguez como parte de um amplo processo de submissão políticas, econômica e comercial do país as ordens do imperialismo ianque, com ela começando a operar a transição de um regime nacionalista burguês para um de caráter neoliberal e pró-imperialista.
