segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

FAZENDO DEMAGOGIA EM CADEIA NACIONAL DE TV SOBRE O IR: LULA SÓ NÃO COMUNICOU QUE MANDOU REDUZIR AINDA MAIS O SALÁRIO MÍNIMO MISERÁVEL PARA 2026…

O presidente pelego, Lula da Silva, logo após ocupar a rede nacional de transmissão televisiva neste último domingo, fazendo demagogia sobre a isenção do Imposto de Renda para o trabalhador que ganha até 5 mil Reais, quando o correto seria corrigir a tabela defasada do IR em mais de 150%, o governo neoliberal da Frente Ampla reduziu ainda mais projeção do aumento do salário mínimo para 2026. A estimativa caiu de R$ 1.631 para R$ 1.627. A “atualização” negativa foi informada pelo Ministério do Planejamento, ocupado pelo MDB (Centrão) em documentos enviados ao Congresso Nacional para subsidiar a análise da proposta de Orçamento para o próximo ano.

A justificativa do governo Lula para reduzir o próximo reajuste do salário mínimo parece até que saiu de um conto de fadas: “Alice no país das maravilhas”. Segundo os economistas lulopetistas do Ministério do Planejamento: “Os preços de produtos e serviços no país têm subido menos do que o esperado, e a expectativa é de que a inflação deste ano seja menor do que a projeção original. Por isso, o reajuste para o salário mínimo também deverá ser menor”. É muita “cara de pau” desta escória tecnocrata neoliberal, que sequer sabe quanto está custando um quilo de feijão nos grandes supermercados, a maioria destas corporações de varejo já associadas aos rentistas internacionais. 

Se a nova projeção picareta do governo for confirmada, a atualização do salário mínimo em 2026 deverá ser de cerca de 7,2%, em comparação com o atual piso vigente, ou seja o mínimo aumentaria dos atuais 1.518 para 1.627 Reais. Um valor absolutamente indigno e que condena a maioria da classe trabalhadora( ativos e inativos) a uma situação de absoluta miséria social. Essa é a cara sórdida do governo burguês da Frente Ampla, que corrompeu o conjunto da exquerda reformista, dos morenistas do PSTU até os neostalinistas do PCB e UP.