sábado, 20 de dezembro de 2025

LIBERDADE IMEDIATA DOS LUTADORES ARGENTINOS DAMIÁN DIAZ E NAUM VARGAS! NÃO A CRIMINALIZAÇÃO AOS QUE COMBATEM A PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA E DEFENDEM O POVO MAPUCHE!

Desde a LBI denunciamos a prisão dos lutadores argentinos Damián Diaz e Naum Vargas que foram encarcerados por se opor a privatização dos recursos naturais, particularmente a água, na província de Chubut. Como parte dessa luta defendemos também a liberdade dos presos políticos mapuches Facundo Jones Huala e Pablo Colhuan!  O sistema judiciário burguês, subserviente a corporações multinacionais, ordenou aos magistrados vendidos a prisão dos dois companheiros pelos protestos em 2021. Se pensam que com esse ataque repressivo e judicial podem apagar o “Chubutazo” da consciência de classe dos trabalhadores estão tremendamente enganados!

Os sindicalistas revolucionários do Brasil estamos solidários aos detidos e aos perseguidos do levante popular de dezembro de 2021. Nos somamos a campanha impulsionada pelo agrupamento “Facón Grande Patagonia Rebelde” da Argentina que defende a unificação das reivindicações dos diferentes setores em luta para promover uma assembleia conjunta e forjar uma nova revolta, mas desta vez um Chubutazo triunfante que varra de vez os governantes vendidos, os juízes corruptos, seus cúmplices e os traidores do movimento operário! Todo apoio a ação direta dos trabalhadores em todo o continente latino-americano! Solidariedade a luta dos povos originários da Patagônia na Argentina, liberdade para os presos políticos!