sábado, 19 de novembro de 2011

Lançamento do livro


Teses trotskistas acerca da guerra 
imperialista contra a Líbia
Volume II
A vitória da OTAN

Apresentação

Durante mais de oito meses, desde fevereiro deste ano, acompanhamos, passo a passo, as etapas da agressão das potências imperialistas contra a Líbia. Não como comentaristas da luta de classes, mas assumindo posições políticas principistas, a LBI foi a primeira corrente política a denunciar o caráter pró-imperialista das reacionárias “manifestações” em Benghazi para, logo depois, desmascararmos os “rebeldes” mercenários a serviço da CIA, treinados no Katar com o apoio do Mossad. No curso do conflito denunciamos a genocida ação da OTAN contra o país norte-africano e defendemos a frente única militar com o governo de Kadaffi e a vitória da resistência contra as tropas abutres invasoras.

Ainda em abril de 2011, lançamos o primeiro volume das “Teses trotskistas acerca da guerra imperialista contra a Líbia” onde pontuamos não só essas posições como travamos várias polêmicas com a esquerda, desde o revisionismo do trotskismo até os apoiadores do chavismo e do castrismo. Com esse debate tratamos de clarificar entre a vanguarda a capitulação daqueles, como a LIT que, em nome do apoio a farsesca “revolução árabe”, apoiavam a ofensiva imperialista como também estabelecemos os limites do decadente regime nacionalista burguês comandado por Kadaffi.

Agora estamos lançando o segundo volume das “Teses trotskistas acerca da guerra imperialista contra a Líbia” dedicada a analisar a vitória da OTAN. Esta se deu fundamentalmente com o brutal assassinato de Kadaffi em uma operação conjunta entre os “rebeldes” mercenários e os bombardeios da OTAN, que depois de meses atacando Sirte, centro da resistência, acabaram por dominar o país, ainda que existam de forma dispersa pequenos focos de oposição ao controle da Líbia pelos títeres do CNT. Com essa publicação desejamos fazer um balanço global da guerra contra a Líbia, pontuando que a vitória da OTAN, que teve o apoio de grande parte da esquerda sob o pretexto de combater uma suposta “ditatura sanguinária”, significa o recrudescimento da ofensiva imperialista contra os povos e nações oprimidas que se incrementa desde a queda do Muro de Berlim e o fim da URSS. Os alvos imediatos desta arquirreacionária cruzada moderna são particularmente no Oriente Médio o Irã e a Síria, mas também tem como objetivo próximo a Venezuela, o Estado operário cubano e a aniquilação das FARC.

Com esta publicação consideramos que, além de registrar nossos acertos políticos durante a guerra propriamente dita, remando contra a maré da chamada “opinião pública” manipulada pela mídia burguesa, contribuímos para condensar em forma de livro as trágicas lições programáticas dos efeitos políticos e ideológicos para o proletariado da derrota de uma nação semicolonial frente a maior operação militar imperialista desde a II Guerra Mundial. Desta maneira, estaremos melhor preparados teoricamente para seguir na árdua tarefa de armar a militância trotskista no combate por reconstruir o autêntico partido mundial da revolução proletária, a IV Internacional e assim combater em nossos dias o maior inimigo dos povos, o imperialismo!

Os Editores
Novembro de 2011